Nesta quarta-feira (03), mais 600 doses da vacina contra covid-19 foram enviadas para Lauro de Freitas. Com a chegada do novo lote do imunizante CoronaVac – fabricado pelo Instituto Butantan-, o calendário de vacinação para primeira etapa seguirá nesta quinta-feira (04), para idosos com 80 anos ou mais e profissionais de saúde, nos três drive-thru montados no Ginásio de Esportes do Aracui, outro no Colégio 2 de Julho na Itinga, na Escola Pedro Paranhos em Portão e na USF Antônio Carlos Rodrigues, Areia Branca, das 8h às 16h.
De acordo com o relatório de vacinação emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), em Lauro de Freitas 1.492 idosos, com idades estabelecidas para a fase I, ou seja, maiores de 80 anos, já receberam a primeira dose. “Desse público ainda faltam 11% para serem imunizados”, explica o secretário da Sesa, Augusto César Pereira.
Para ser imunizado é necessário que o idoso apresente documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão do SUS. Já os profissionais de saúde devem apresentar cópia do alvará de funcionamento da unidade de saúde e documentos que comprovem vínculo laboral, como contracheque ou carteira de trabalho. “Cerca de 2% deste lote de imunizantes serão destinados aos profissionais de saúde”, completou César.
Até o momento, Lauro de Freitas já imunizou 5.630 pessoas na primeira etapa da vacinação que contemplou o público composto por trabalhadores da saúde, trabalhadores das Instituições de Longa Permanência, pessoas com deficiência maiores de 18 que vivem em instituições e idosos acima de 80 anos. “O número exato de doses que contemplaria a todos componentes da primeira fase seria de 7.224”, completou César.
Foto:Natanael Kiss