Neste dia 21 de março se comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down. Juazeiro tem um equipamento específico para essas pessoas. O Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) atende em média 50 crianças por mês. O atendimento é multidisciplinar, com terapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e médicos especialistas.
“A gente trabalha com estimulação precoce, caso das crianças com síndrome de Down que são encaminhadas, onde aqui realizamos o atendimento multidisciplinar, com as terapias, além de neuropediatras e todo o acolhimento do serviço social”, explica a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.
As crianças com Síndrome de Down são encaminhadas do Hospital Materno Infantil de Juazeiro e das unidades básicas de saúde, na faixa etária de zero a 4 anos.
“Nessa fase de um mês a 4 anos de idade é o período de maior desenvolvimento neurológico, que a gente chama de ‘período de neuroplasticidade’. Para essas crianças o atendimento é exclusivo no CERPRIS. Depois do acolhimento aqui no centro, tem também o ambulatório da Policlínica, com a fonoaudióloga individual, depois que a criança passa da fase de estimulação precoce”, conclui Verônica.
Outras demandas
O CERPRIS atende várias demandas, como pacientes neurológicos, crianças com paralisia cerebral, adultos com traumatismo craniano, AVC, síndromes e atrasos no desenvolvimento global. O serviço é regional e além da população de Juazeiro, é referência no atendimento de pacientes de 28 municípios.
Serviço:
CERPRIS – Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 17h
Endereço: Rua José Araújo, 205 – Bairro Santo Antonio
Telefone: (74) 3612-1866