HAM lança nova campanha de conscientização para uso sustentável da água

O Hospital Aristides Maltez (HAM), através do seu Comitê Gestor de Águas, busca a ampliação das ações de uso sustentável da água envolvendo todos os setores do hospital, assim como pacientes, acompanhantes e público das suas redes sociais. A ideia de realizar mais uma campanha de conscientização é difundir as boas práticas e assim mobilizar mais colaboradores em prol da redução do consumo de água, que é uma responsabilidade de todos.

A unidade hospitalar adota diversas medidas para garantir a qualidade e monitorar o consumo de água no hospital e, desde 2019, o Comitê Gestor de Águas do HAM vem coordenando as ações pelo uso consciente e condição da água. O monitoramento é feito através de testes laboratoriais, processos de tratamento, limpeza regular dos reservatórios, aquisição de redutores de vazão para as torneiras e vasos sanitários, sistema de controle de entrada e saída de água com checagem ativa de bombas e tanques, dentre outros. Assim, a gestão da água vem sendo implementada como uma importante ação de sustentabilidade sempre em expansão. A ampliação das ações é contínua e visa abarcar métodos de reaproveitamento, investimento em pessoal e redução do consumo, com meta de diminuição de 10 m³/dia no consumo médio do mês.

A campanha “Agir para reduzir: pelo consumo consciente”, lançada hoje (22), Dia Mundial da Água, se estenderá por todo o ano e busca a adesão de toda a comunidade do HAM por meio de ações de conscientização e difusão de informações com boas práticas para o uso sustentável da água, como:

– Informar sobre eventuais vazamentos ou irregularidades;
– Não deixar torneiras abertas desnecessariamente;
– Usar a água de forma consciente para limpeza de equipamentos, alimentos, ambientes e esterilização;
– Evitar banhos longos;
– Sempre que possível, fazer a reutilização da água;
– Espalhar essas dicas!

Para Advan Vergne, membro do Comitê Gestor de Águas, práticas sustentáveis são primordiais não só para o HAM como para todo o mundo: “O fator preponderante para a sustentabilidade é ter em mente a responsabilidade de uma reutilização; reciclagem e um tratamento correto de nossa água com o intuito de preservá-la a fim de diminuir os prejuízos ao meio ambiente, evitando posterior escassez ou inacessibilidade para muitos”. A água é um bem de todos. A atitude de cada um faz uma grande diferença para o meio ambiente e para o mundo.

Na foto acima, Advan no Centro de Materiais e Esterilização verificando o tratamento da água de osmose reversa.

Para mais informações, os interessados devem buscar o comitê: manutencao@aristidesmaltez.org.br e (71) 3357-6876.

Fonte:Site HAM / Foto:Divulgação