Projeto retoma a história do teatro baiano e mostra as várias faces das artes cênicas através de três etapas
Luz, câmera, ação! Com essa máxima, estreia no dia 06 de abril o III ato do projeto Memórias do Teatro da Bahia – galeria online (www.memoriadoteatrodabahia.com.br), que conta, através de atividades diversas, um pouco da história das artes cênicas no estado. Nesta última etapa, o projeto apresenta a série Docudrama, construído a partir do repertório de reminiscências de artistas e colaboradores do teatro baiano.
A narrativa escrita pelo ator, diretor, dramaturgo e idealizador do projeto João Guisande é dividida em cinco episódios: “Merda”, “Dias Felizes”, “Stamos em pleno mar”, “A Cor da Noite” e “Cena em Jogo”. Neles, a escrevivência de diferentes personagens que contribuíram para a execução do Memórias do Teatro da Bahia mostram o quão potente é a cena no estado. Lançados até 10 de abril, a produção seriada segue disponível para o público na plataforma online.
Assim como em um documentário, o mundo real entra na série-espetáculo de maneira que a Covid-19, implacável para com o campo das artes e da cultura, também é retratada. Forma e conteúdo refletem e são reflexo da pandemia. O elenco é formado por Bárbara Laís, Fernanda Beltrão, Fernando Antônio, Iana Nascimento, Marcos Lopes e Luisa Muricy.
O Docudrama é uma homenagem ao ecossistema teatral, seus protagonistas e para perspectivas até mesmo invisibilizadas. A direção de fotografia é de Rana Tosto. A ficha técnica do Docudrama conta com a assinatura do cineasta Ronei Jorge, que divide a direção com Guisande, além da roteirização e assistência de direção de Sandro Souza.
Memórias do Teatro da Bahia – Galeria Online tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.