Prefeitura de Juazeiro inicia campanha de doação de sangue com boa adesão

A manhã desta terça-feira (6) foi marcada pela solidariedade na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba), em Juazeiro. É que a campanha “Doe sangue, doe vida”, da Prefeitura Municipal, foi iniciada com boa adesão dos servidores públicos do município. Mais de vinte pessoas procuraram a unidade para doar sangue durante a manhã.

A iniciativa é da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e tem como objetivo reforçar os estoques do Hemoba, que atende dez municípios da região. 

Os primeiros doadores foram Tenório Filho, diretor-presidente da CSTT, e Fernando Costa, secretário de Saúde. Para Tenório, a ação fortalece o espírito de solidariedade. “É uma ação importantíssima e o nosso objetivo é ajudar quem precisa, através de um gesto simples e de extrema importância. Nossa campanha segue até o dia 9, mas as doações devem ser feitas durante todo o ano”, destaca.

O Secretário de Saúde, Fernando Costa, convocou a população para doar sangue. “É um ato de amor, um ato de caridade, e todas as famílias podem precisar em algum momento. É importante que a população se sensibilize e venha doar para melhorarmos o estoque de sangue”, pediu.

Doação

Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve comparecer ao Hemoba usando máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, ter entre 18 e 69 anos incompletos e não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias. Além disso, para quem teve Covid-19, é preciso esperar 30 dias após a cura clínica e apresentar documento original com foto. 

Durante a pandemia, a recomendação do Hemoba é que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. A unidade fica localizada ao lado do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h30. A doação pode ser agendada através do número (74) 3611-7532.

Fotos: Marcel Cordeiro/PMJ