Devido ao acumulado de 150mm em 72h em algumas regiões da capital, a Codesal acionou o sistema de alerta e alarme para evacuação de famílias em função do risco de deslizamento de terra
A frente fria que atua sobre Salvador é a causa das forte chuvas que caem na capital na tarde desta sexta-feira (09/04), segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Na madrugada, acumulados de chuvas, que ultrapassaram a 151,2 mm, na região do Alto da Terezinha (Mamede), no Subúrbio Ferroviário, levaram ao acionamento do sistema de alerta e alarme, que emite mensagens sonoras e faladas sobre o risco de deslizamento de terra.
Orientados por equipe da Codesal, moradores deixaram suas casas e foram encaminhados a centro de acolhimento instalado em escola municipal nas proximidades até que a situação se normalize.
Segundo o diretor geral da Defesa Civil, Sosthnes Macêdo, “os acumulados de chuvas de 150 mm, em 72h, registrados em Moscou (Castelo Branco) e Bosque Real (Sete de Abril), tornaram necessário o acionamento das sirentes naquelas regiões, como determina o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC)”.
O PPDC estabelece normas de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra e alagamentos, realizadas pelo Cemadec e demais setores do órgão, visando prevenir riscos e salvar vidas.
Ainda segundo Sosthenes Macêdo, “equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspecções previstas no PPDC nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme”.
Para o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.
A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência disque 199.
Foto:Raphael Mulher/Ag.Atarde