O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou projeto (Nº 265/2021) indicando ao prefeito Bruno Reis (DEM) a inclusão das trabalhadoras domésticas no grupo prioritário de imunização do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, em Salvador.
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) afirma que a categoria foi uma das três mais atingidas pela crise econômica e sanitária da Covid-19. De acordo com a entidade, o primeiro óbito pela doença, no país, ocorrido no Rio de Janeiro, foi exatamente de uma trabalhadora doméstica, cujos empregadores estavam na Itália e voltaram contaminados.
A instituição, logo no início da quarentena, lançou a campanha “Cuida de quem te cuida”, para que empregadores deixassem as trabalhadoras domésticas em casa, com salário pago, para se protegerem da contaminação do vírus. A campanha teve uma boa repercussão nas redes sociais, porém, na prática, poucos empregadores aderiram à causa.
Em 2020, alguns estados brasileiros decretaram lockdown e consideraram o serviço doméstico como essencial. Com isso, a categoria continuou trabalhando na fase mais rígida de distanciamento. Algumas trabalhadoras foram obrigadas a passar todo o período do lockdown na casa dos empregadores.
“Precisamos levar em consideração o crescente número de denúncias de violações de direitos, incluindo demissão ou permanência forçada na casa dos empregadores, sob o argumento de que o ir e vir da trabalhadora coloca suas vidas em risco. Por tudo isso, acredito que a categoria deve fazer parte do grupo prioritário da vacinação”, pontuou o vereador.