Vereador indica portadores de Distrofia Muscular de Duchenne no grupo de comorbidades para a imunização contra a Covid-19

O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou proposição (PIN-289/2021), indicando ao prefeito Bruno Reis (DEM) a inclusão dos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne no grupo prioritário das comorbidades para imunização contra a Covid-19, em Salvador.

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma forma de doença muscular, que surge por incapacidade de o organismo produzir uma proteína fundamental para o funcionamento do músculo. Esta proteína chama-se distrofina e a sua inexistência leva a uma perda das fibras musculares, com necrose e substituição por fibrose e tecido adiposo.

De acordo com o parlamentar, que também é médico, a doença é caracterizada pelo enfraquecimento dos músculos, incluindo os músculos acessórios, responsáveis pelo auxílio da respiração.

“O enfraquecimento dos músculos de cunho respiratório expõe os portadores de Distrofia Muscular de Duchenne à vulnerabilidade em face da Covid-19, por isso é fundamental a inclusão da doença na lista de comorbidades da vacinação”, afirmou Dr. José Antonio.