Em Salvador, o presidente do Patriota em Juazeiro e vereador suplente, Mauricio , o “brotherzinho”, falou sobre as reuniões agendadas com parlamentares dos mais diversos campos políticos. De acordo com Maurício, durante suas idas e vindas em gabinetes da capital a pauta principal dos encontros é atrair recursos para o município.
“Hoje eu faço parte de um grupo e conseguimos, inclusive, eleger um vereador em Juazeiro. Esse grupo entende que precisamos ajudar o município que, assim como todo o Brasil, sofre muito com a questão da pandemia. Então, o meu intuito nessa vinda à Salvador é conversar com os amigos, deputados estaduais e federais, em busca de parcerias para que possam ajudar Juazeiro. Com relação a 2022, no Brasil, mal acaba uma eleição e já se inicia o trabalho para uma próxima. Quero ajudar a cidade, os munícipes, do lugar onde nasci, me criei e não tenho intenção de sair”, explicou Maurício.
Sobre o tabuleiro político para 2022 no Vale do São Francisco, o “brotherzinho” faz as seguintes projeções:
“Nós do Patriota de Juazeiro enxergamos, inclusive, a possibilidade de lançar as nossas próprias candidaturas. Fazemos parte de um projeto de partido, que tem como líder nosso presidente Alexandre Marques, atual vereador de Lauro de Freitas. Isso depende das diretrizes dadas pelo nosso presidente e, inclusive, um dos motivos da minha vinda à Salvador é fazer esse alinhamento com a executiva estadual. Queremos ouvir dele qual posicionamento do partido para 2022. Outra possibilidade é dialogar com os possíveis candidatos da prefeita, no entanto ainda não recebemos nenhum contato da mesma para tratar do assunto. Vamos conversando para ver como a gente constrói uma relação de duas vias, de idas e vindas, quem nos ajudar a gente pode apoiar em 2022”.
“Já enxergamos diversos candidatos, não somente da base. Podemos elencar aqui, pelo que a gente ouve, embora não seja nada formal, as possibilidades de candidaturas de Jordávio, filho da prefeita; Allan Jones, sobrinho da prefeita; Joseph Bandeira, Roberto Carlos, que pode sair à federal… Na oposição temos o atual deputado Zó e também a candidatura já posta do ex-prefeito Isaac. Enfim, parece que as candidaturas para estadual serão bem concorridas. Em contraponto, para Câmara Federal, a gente ouve falar que o candidato da prefeita será Adolfo Viana. Não há nenhum outro nome, o que deixa uma grande lacuna. Na política tudo pode acontecer, inclusive nada. Vamos procurar entender esse cenário de 2022”, complementa.
Com 6.300 votos, somados todos os candidatos da sigla, o Patriota foi o primeiro partido a externar apoio à candidatura da atual gestão do município. No entanto, alguns episódios, envolvendo, sobretudo, o nome do atual secretário municipal de Assistencia Social, Pastor Teobaldo, e que teoricamente seria indicação do partido, levantou rumores dentro dos corredores políticos do município sobre um possível rompimento entre a legenda e a prefeita Suzana.
“É importante salientar que fomos o primeiro partido a aderir ao projeto vitorioso da prefeita. Nós cumprimos nosso papel em 2020. Reunimos um grupo forte de candidatos a vereador e obtivemos na urna aproximadamente 6.300 votos. Fizemos um vereador. Tivemos também a paciência e sabedoria de abortar uma candidatura própria fazendo a escolha de apoiar a candidata eleita. Suzana Ramos. Da posse para cá já se passaram cinco meses. O Patriota vem tentando dialogar com a prefeita. Tivemos êxito em algumas oportunidades e em outras ainda não conseguimos”, explicou.
“Como já disse, fomos aliados de primeira hora da atual administração municipal. Ainda estamos aguardando essa conversa para sabermos onde seremos encaixados. O fato é que se nós avaliarmos, o momento de pandemia faz com que algumas coisas acabem sendo se atrasando e relegadas à um segundo plano. A gente até entende. Mas isso também não quer dizer que nós estejamos satisfeitos. É de conhecimento público que nós fizemos uma chapa cheia e que ajudaram na eleição de Suzana. Nossa coligação foi a terceira mais votada da coligação majoritária, inclusive com a eleição do vereador Nalvinho. Todos os candidatos foram importantes. Tenho certeza que a prefeita entende essa importância e em breve irá ajustar essa situação para que a gente possa contribuir de forma efetiva na gestão de Juazeiro”, finalizou.