Copa América: Brasil estreia neste domingo (13) contra a Venezuela

A Seleção Brasileira estreia na Copa América neste domingo (13), às 18h, O no estádio Mané Garrincha, em Brasília, contra a Venezuela. O jogo é válido pelo Grupo B, que também conta com Colômbia, Equador e Peru. Todos se enfrentarão e somente o último colocado não se classificará para as quartas de final.

Apontado com um dos principais favoritos para conquista do torneio, o Brasil lidera com folga as eliminatórias da Copa, com seis vitórias em seis jogos. A Seleção terá três mudanças na escalação em relação à partida contra o Paraguai, na última terça-feira, pelas Eliminatórias. O goleiro Alisson, o lateral-esquerdo Renan Lodi e o meia Lucas Paquetá voltam a ser titulares nas vagas de Éderson, Alex Sandro e Roberto Firmino. A Seleção deve ir a campo com: Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus, Richarlison e Neymar.

O Brasil tem nove títulos da competição, atrás da Argentina, que tem 14, e do Uruguai, que já venceu 15. 

Polêmica – O Brasil chega à competição em meio à turbulência de bastidores. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, acusado de assédio sexual, foi afastado por 30 dias pelo Comitê de Ética da entidade. Os atletas, por sua vez, manifestaram-se contra a organização da Copa América e criticaram a Conmebol pela maneira como o evento veio para o país, mas negaram boicote.

A competição, inicialmente, seria disputada na Argentina e na Colômbia, mas precisou mudar de sede. Primeiro, devido à tensão social em território colombiano. Depois, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) em solo argentino.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF