Categoria fará manifestação nesta terça-feira a partir das 9h
O vereador Átila do Congo (Patriota) voltou a cobrar a inclusão dos motoristas por aplicativo no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. O parlamentar é autor do Projeto de Lei nº 75/2021, que inclui a categoria como serviço essencial.
“Os motoristas por aplicativo levam passageiros a qualquer hora, inclusive trabalhadores da saúde para hospitais, e ficam sem perspectiva de serem imunizados. Só aqui em Salvador mais de 25 mil motoristas se arriscam e deixam seus familiares vulneráveis para poder atender a população”, pontuou Átila, que é também presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia (Simactter).
Átila esteve com os motoristas de aplicativo de Salvador, que anunciaram uma manifestação, nesta terça-feira (15), a partir das 9h, com saída do Centro Administrativo da Bahia (CAB), para pleitear a inclusão da categoria no grupo prioritário de vacinação.
A manifestação foi decidida em uma assembleia na última semana, que reuniu cerca de 500 motoristas. Os trabalhadores avaliaram a necessidade de se mobilizar em virtude da falta de resposta efetiva sobre a vacinação contra a Covid-19. Até o final de maio deste ano, em média, 50 profissionais morreram em virtude do vírus na capital baiana.
Reivindicações
Como diz o vereador, entre outras reivindicações, os motoristas também querem chamar a atenção sobre melhores tarifas e condições de trabalho, além apelar para a sensibilização do governador Rui Costa (PT) sobre a proposta de indicação enviada pela Câmara de Salvador sobre a isenção em até 50% a taxa do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), nos exercícios de 2021 e 2022, para os motoristas por aplicativo da Bahia.