Em março abertura de novas empresas cresce 17,9% no comparativo anual

Comércio registrou a maior expansão; para a Serasa, criação de negócios tem sido alternativa frente ao desemprego ainda alto

Mais 351.714 empreendimentos foram abertos no Brasil em março, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O número representa um aumento de 17,9% na criação de novos negócios, quando comparado com o mesmo período do ano passado. A maior expansão aconteceu no comércio (28,4%). Indústria e serviços tiveram crescimento de 18% e 15,4%, respectivamente.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, embora a confiança financeira dos empresários não tenha sido restaurada ao nível pré-pandemia e a alta geral tenha desacelerado em março frente a fevereiro, a criação do próprio negócio ainda oferta melhores oportunidades no cenário atual. “As pessoas seguem optando por investir na abertura de empresas para geração de renda, já que o desemprego continua em alta”.

Os microempreendedores individuais (MEIs), que significam a maior fatia da abertura de negócios (80,2%), tiveram crescimento de 19,3. Embora representem apenas 12,8% das empresas criadas, as Sociedades Limitadas tiveram o maior crescimento do mês (67,3%).

“O aumento desse tipo de empresa pode indicar que os empreendedores estão preferindo trabalhar em sociedade para garantir, principalmente, apoio financeiro em meio à crise econômica, já que o investimento inicial costuma ser decisivo para garantir a saúde e o sucesso do novo negócio”, explica Rabi.

Foto: divulgação Fecomércio-BA