O Brasil não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na ginástica artística feminina por equipes. Na tarde deste sábado, o time brasileiro se viu em uma encruzilhada com uma nova lesão de Jade Barbosa e terminou o Mundial de Stuttgart, na Alemanha, apenas na 14ª posição, a dois lugares da vaga olímpica.
Na competição, o Brasil já não contava com Rebecca Andrade, que sequer foi convocada por conta de uma lesão no joelho. Para piorar a situação, Jade Barbosa sentiu um problema no mesmo local da companheira logo na primeira rotação e não conseguiu seguir ajudando a equipe.
Sem duas de suas principais atletas, o Brasil focou em terminar entre os 12 primeiros para ficar com a vaga olímpica, e chegou à rotação final sabendo das notas que necessitava para atingir o objetivo. Mesmo assim, não obteve êxito e fechou a participação na 14ª colocação, com 57,596 pontos. A Espanha, dona da vaga derradeira, fez 159,021 pontos.
Apesar da decepção por equipes, o Brasil terá uma representante nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no solo, onde Flávia Saraiva fechou em 11º, com 54,932 pontos, e avançou à final. Vale ressaltar que a vaga é do país e não necessariamente da atleta.
O time brasileiro ainda pode conquistar mais vagas individuais no Circuito da Copa do Mundo e no Campeonato Pan-Americano do próximo ano.