Vídeo – Ministro de Infraestrutura dispara contra ViaBahia: “pior concessão do Brasil”

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disparou contra a ViaBahia, empresa responsável pela operação da BR-324. Durante audiência da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, Freitas afirmou que o governo federal planeja fazer uma intervenção na concessionária. Em outubro de 2020, o ministro havia criticado a empresa. Na ocasião, ele chegou a falar sobre uma possível cancelamento de contrato.

“A Via Bahia é um caso sério. É a pior concessão do Brasil, estamos em uma batalha contra ela e aí vemos a importância de se ter uma boa modelagem em concessões. Modelagens ruins geram contratos ruins e para tirar depois é um problema. Ela não quer sair, então estamos enfrentando a questão na Justiça”, disse o ministro.

“Vamos ser firmes e estamos planejando uma intervenção na Via Bahia. Pode ser o 1º caso de intervenção federal em uma concessão: assumirmos o controle da concessão e varrer do mapa a concessionária lá de dentro porque é um deboche o que a ViaBahia faz com a população baiana. É nessa linha que a gente vai tratar a questão da ViaBahia”, acrescentou.

A Via Bahia é uma concessionária de rodovias do estado da Bahia que integra as empresas PSP Investiment e Roadis. A empresa começou a operar em outubro de 2009 cobrindo 26 municípios baianos, entre eles Salvador e Feira de Santana.