São Gonçalo dos Campos: Nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal

Nas noites de terça e quarta-feira, 22 e 23, no município de São Gonçalo dos campos, seria realizado uma ação intitulada “II Forró Itinerante”, promovido pelo sanfoneiro Raimundo do Acordeon, com a apoio do Governo Municipal. Entretanto, conforme já veiculado, soldados da Polícia Militar da Bahia impediram a realização da apresentação do músico, em um carro de som, que circularia pelas ruas da cidade, sem promover qualquer tipo de aglomeração, assim como já ocorreu no ano de 2020. 

Como já divulgado, no dia 22, os oficiais da Rondesp, em uma ação truculenta, chegaram a gritar que estavam no local para “esbagaçar”. Fato registrado em vídeo por moradores da cidade. Antes, os policiais ainda ameaçaram a integridade física do prefeito Tarcísio Pedreira, tendo sido registrado boletim de ocorrência na Delegacia da cidade.

Na manhã desta quinta-feira, por volta das 6h, o evento transcorria sem aglomerações, tendo passado pelo centro da cidade, formado pelo carro de som com o sanfoneiro da cidade Raimundo do Acordeon, motociclistas da Guarda Civil Municipal, 4 carros da equipe de organização do evento e nenhum pedestre seguindo o cortejo, quando, mais uma vez, mesmo constatando que não havia qualquer aglomeração, a Polícia Militar da Bahia impediu seu prosseguimento e feriram a autonomia do Município.

O motorista do carro de som, que estava no exercício do seu trabalho, foi detido pela Polícia Militar e colocado no camburão da viatura, onde permaneceu durante todo o ocorrido, por não portar sua habilitação.

Por não aceitar a situação imposta àquele trabalhador e, junto com a população, protestar, o prefeito municipal Tarcísio Pedreira foi também detido, acusado de supostos atos de desrespeito à polícia.

Como já veiculado, e constatado por vídeos, o II Forró Itinerante não é um evento com público aglomerado e aconteceria seguindo todas as normas de prevenção a covid-19 e as determinações do decreto municipal que está disponível no Diário Oficial do Município.

Como divulgado, a Prefeitura de São Gonçalo já havia comunicado que ao menor sinal de aglomeração, o carro de som seria desligado e a música encerrada.

Conforme informado pela Procuradoria do Município, o órgão não recebeu Recomendação oriunda do Ministério Público sobre eventos, sendo que a mesma trata-se de um pedido e não possui força vinculativa ou equiparação à decisão da Justiça.

Desta forma, a Prefeitura de São Gonçalo dos Campos lamenta profundamente todos os transtornos ocorridos, reforçando que sua missão é atender aos anseios população, e o objetivo do II Forró Itinerante era de apenas proporcionar alegria às casas das pessoas em meio ao momento de pandemia, cumprindo todos os protocolos sanitários.

Por fim ressalta que o Decreto Municipal vigente possui medidas sanitárias mais restritivas do que o Decreto Estadual, pois o prefeito não permite a abertura de bares e restaurantes em São Gonçalo dos Campos enquanto o governador do estado apenas trata da vedação da venda de bebida alcoólica em seu decreto.

Ascom/Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos

Foto:(Reprodução/TV Bahia)