A comunidade do Alto das Pombas foi contemplada com o programa “Tô na Área”. Neste sábado (5), o bairro recebeu mais de 60 serviços de manutenção. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Bruno Reis, o secretário das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, o titular da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, o subprefeito, Fabio da Mata, o vereador, Sério Nogueira, além de lideranças comunitárias.
Na ocasião, Bruno Reis autorizou a modernização do sistema de iluminação pública do bairro. A iniciativa conta com investimento de R$ 526 mil para a implantação de lâmpadas em LED em todos os 320 pontos da comunidade. Reis também determinou o início de obras de contenção e drenagem na região. “Temos um trabalho permanente nessa região. Eu tenho laços históricos aqui, pois morava aqui ao lado, no Parque São Paulo. Esse programa é um verdadeiro sucesso, sendo um dos mais solicitados da prefeitura. Para a gente não diferença se é dia de semana ou fina de semana. A equipe sempre está na rua fazendo uma cidade melhor. A população confia na equipe da Prefeitura, que está em peso no Alto das Pombas fazendo um verdadeiro “faxinaço”, com serviços de manutenção, operação tapa-buracos, poda de árvores, capinação, roçagem e pintura de meio-fio e postes”, assinalou.
Para Luiz Galvão, o programa “Tô na Área” representa a essência da gestão do prefeito ACM Neto que, segundo ele, é justamente trabalhar de forma integrada e perto das pessoas. “O programa está aqui hoje no Alto das Pombas com quase 40 ações conjuntas e simultâneas. Nós vamos ter aqui o projeto da prefeitura bairro itinerante, que já atendeu em outras edições mais de 6 mil pessoas. O objetivo é estar cada vez mais próximo da população e seus problemas para poder trazer as soluções de forma mais rápida”, pontuou.
Para o secretário da Desal, Marcílio Bastos, o programa faz um resumo do que o prefeito ACM Neto escolheu como opção de governo. “É justamente colocar todo o gabinete na rua. É o melhor lugar para saber as necessidades e entender o que a população es6a precisando. Uma coisa que o prefeito nos ensinou bastante foi a ouvir a população para a partir daí tomas as decisões. A Desal tem um papel importante porque é justamente requalificação do espaço público. Estamos devolvendo o espaço publico para o cidadão. Sempre tem um lugar para ser urbanizado”.
Há seis meses à frente da prefeitura bairro, Barra-Pituba, Fábio da Mata ressaltou o aprendizado vivenciado por ele durante esse período. “Tenho muito o que agradecer, estou sendo muito bem recebido. Eu sempre falo que se a gente fizer o simples, a gente vai fazer o ideal que é limpeza urbana, iluminação e asfalto. Esses são os mais demandados. Temos a operação tapa buracos, a limpeza de caixa de drenagem pluviais… É uma longa caminhada, mas aos poucos o prefeito vai fazendo. A prefeitura bairro está de portas abertas para atender a toda população”.
Comunidade – Washington Reis, que mora há 43 anos no Alto das Pombas, destacou a importância do projeto “Tô na Área”, que de acordo com ele, estreita os laços entre o poder público municipal e a comunidade. “É uma maravilha, pois a prefeitura tem que estar sempre presente nos bairros e ao lado da população. Têm pessoas que não tem tempo de ir até determinado lugar resolver um problema e a prefeitura chegando mais perto do cidadão melhora muito essa parceria”, explica.
Welinton Jesus, proprietário do boteco batizado de “Cantinho dos Cornos”, que há 40 anos funcionada no local, explicou que o “Tô na Área” acaba oportunizando os moradores a possibilidade de apontar para a prefeitura os principais problemas que atingem o local. “Ter a prefeitura aqui é importante para melhorar o nosso bairro. Veio iluminar os becos que estavam escuros, pavimentar as nossas ruas… Temos que aproveitar a oportunidade e mostrar os defeitos que existem aqui no bairro e que eles possam nos ajudar a resolver”, explica.
Projeto – O “Tô na Área” já levou mais de 680 serviços para as comunidades de Salvador, em 11 edições realizadas, desde que foi iniciado, há menos de dois meses. “O programa já passou por 11 bairros da capital baiana, levando serviços assistenciais e de manutenção, obras e inaugurações. As pessoas têm abraçado cada vez mais o ‘Tô na Área’, que reúne estrategicamente os principais órgãos da Prefeitura”, pontuou.