Dia do Orgulho Gay: Fachada da Câmara será iluminada com as cores do movimento entre os dias 28 e 30 de junho

Entre os dias 28 e 30 de junho, pela primeira vez, a fachada da Câmara Municipal de Salvador será iluminada com as cores do movimento LGBTQIA+ (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), em alusão ao Dia do Orgulho Gay, celebrado em 28 de junho.
“Esta Casa Legislativa respeita a diversidade. Esta ação de iluminar o Legislativo de Salvador com as cores que representam a comunidade LGBTQIA+ demonstra o compromisso deste Parlamento com o principio de um tratamento digno e sem preconceito a todos os seres humanos, independente de etnia, credo ou condição sexual”, frisou o presidente Geraldo Júnior.
“É a primeira vez na história da Câmara de Salvador que esta iluminação com o arco-íris é instalada. E trata-se do primeiro Legislativo de uma capital brasileira a tomar esta iniciativa. Que seja um exemplo para outras cidades”, comemorou Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB) e coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT, vinculado à Secretaria Municipal da Reparação (Semur).
O GGB encaminhou uma solicitação ao vereador Henrique Carballal (PDT) com o intuito de viabílizar a iluminação no Legislativo de  Salvador. E o vereador intermediou o pleitio junto a Geraldo Júnior, que autorizou a iniciativa.
Origem do Dia do Orgulho Gay
Segundo o site www.calendarr.com, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho em homenagem a um episódio marcante na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Essa revolta é conhecida como o “marco zero” do movimento pelos direitos dos homossexuais.
Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque aos bares frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir destes acontecimentos, ocorreram diversos protestos pelos direitos dos homossexuais nos EUA.
E a 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970). No Brasil, ocorrem diversas paradas do Orgulho Gay em cidades do país. Nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19, as atividades das paradas do orgulho gay têm acontecido em ambientes virtuais, através de lives etc.
Em Salvador, a última Parada do Orgulho LGBTQIA+ aconteceu de forma virtual, no dia 05 de dezembro de 2020, com o tema “Racismo na comunidade LGBTQIA+”.