Em Ilhéus (BA), ministro do Turismo debate futuro do setor com prefeitos da Bahia

Gilson Machado Neto visitou pontos históricos da cidade ao lado do ministro da Cidadania, João Roma

Oministro do Turismo, Gilson Machado Neto, debateu nesta terça-feira (29.06), em Ilhéus (BA), ações para preparar o setor para a retomada das atividades no pós-pandemia. O encontro contou com a participação do ministro da Cidadania, João Roma; o secretário Especial da Cultura, Mario Frias; da presidente do Iphan, Larissa Peixoto; e do secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula.

Mais cedo, o ministro Gilson Machado Neto, ao lado do prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, visitou importantes pontos turísticos da cidade. A comitiva passou pela Catedral de São Sebastião, inaugurada em 1967 e considerada uma das mais bonitas igrejas do estado. Em seguida, conheceu o Bar Vesúvio, um dos mais antigos estabelecimentos do município e que ficou bastante conhecido por fazer parte da obra do escritor Jorge Amado.

Os ministros visitaram também o Teatro Municipal de Ilhéus, originalmente chamado Cine-Teatro Ilhéus, inaugurado em dezembro de 1932 e de grande importância para a cultura local. Passaram ainda pela Casa de Cultura Jorge Amado, que foi fundada em 27 de junho de 1997 e hoje mantem em exposição roupas, fotos, histórico da infância, além de vídeos sobre o escritor.

O último ponto de visitação foi o Palácio do Paranaguá, um prédio histórico que levou esse nome em homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império, o Marquês de Paranaguá. O palácio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), é um dos símbolos da época do cacau.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou o potencial de Ilhéus e reforçou os esforços do governo para fomentar o setor por todo o Brasil. “Além do potencial de sol e praia, Ilhéus tem muitos equipamentos, tem história, tem cultura, tem aeroporto, tem cadeia hoteleira. Dia após dia, estamos indo até onde as coisas acontecem e despachando com os prefeitos e trazendo as soluções possíveis de fazer”, disse.

Fonte:MTur /  Foto: Roberto Castro/MTur