“Nasce o sol a 2 de julho / Brilha mais que no primeiro / É sinal que neste dia Até o sol, até o sol é brasileiro…”.
Na pegada dos heróis da Independência da Bahia, vamos destemidamente, Largano doce…. Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”!
“Nunca mais, nunca mais o despotismo / Regerá, regerá nossas ações / Com tiranos não combinam / Brasileiros, brasileiros corações”
Anderson Ninho
Da bancada evangélica na CMS, o vereador Anderson Ninho ficou isolado no PDT ao se posicionar contra a homenagem à causa LGBTQIA+ na Casa. Marinheiro de primeira viagem, o moço que vem se notabilizando pela grande mudança de postura e personalidade após a vitória na eleição de novembro, precisa calçar a sandália da humildade e saber que política é uma construção coletiva. Os suntuosos ternos usados pelo edil e nada lembram o humilde líder comunitário de outrora. Abençoa, senhor!
Do Congo
Diferente de Ninho, o também vereador Átila do Congo (Patriota) tem mantido o “rebolado” do tempo de sindicalista. Sempre metido em polêmicas, Átila é daqueles que compram a briga. Não fica em cima do muro. Representante dos motoristas de aplicativa de Salvador, ele tem se mantido fiel à sua plataforma de luta. É comum também vê-lo pelas ruas e estabelecimentos do Congo, tomando uma cerveja ou comendo uma feijoada .Político raíz!
Do Congo II
Seu comportamento sem papas na língua, inclusive, foi alvo de ataque do colega Cláudio Tinoco (DEM). Em entrevista a uma rádio da capital, Átila afirmou que a relação dos vereadores com o ex-prefeito não era das melhores. Tinoco, prontamente saiu em defesa do chefe político e afirmou que que “falta humildade” ao moço do subúrbio. “Se me crítica é porque te incomodo, e se te incomodo, é porque você anda prestando atenção demais em mim”, diz o ditado.
Cuspindo no prato
Após se eleger surfando na onda bolsonarista, a deputada federal Daiane Pimentel(PSL), anda virando a cara para o seu “criador”. A “criatura”, de fiel escudeira, é apontada agora como “traidora”. O caldo entornou de vez quando a moça apoiou o candidato a prefeito de Feira de Santana, sua terra natal, Zé Neto (PT). Na última quarta-feira (30), Dayanne declarou apoio ao processo de impeachment protocolado na Câmara e que contou com a assinatura de diversos ex-aliados do presidente. Já ciente de que não terá mais chance com a turma da direita, a professora começar a jogar para a torcida da esquerda com vistas à sua reeleição. Situação muito difícil a dela, mesmo com o polpudo fundo partidário do (PSL). Vale lembrar que este recurso não elegeu seu esposo vereador aqui em Salvador. Contudo, ainda temos a possível perda do protagonismo do partido no estado, fala-se que as cartas serão dadas agora por Elmar Nascimento. Além do coice a queda!
Tal filho, tal pai
Aliado histórico do carlismo na Bahia, o ex-deputado José Carlos Aleluia, assim como já fizera seu filho, o vereador Alexandre Aleluia, declarou apoio a uma possível candidatura do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos) ao Governo do Estado. Cada vez mais distantes do ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, Aleluia, que atualmente é conselheiro na hidrelétrica de Itaipu, disse “estar com Bolsonaro e o candidato que for de Bolsonaro”.
ACM Neto o estrategista
Engana-se quem pensa que o ex-prefeito ACM, o Neto, está parado. O jovem e experiente político trabalha em silêncio nos bastidores e desenha diversas estratégias. Há quem afirme veementemente que Neto vem a cada dia se distanciando mais de qualquer situação que o atrele ao governo Bolsonaro, inclusive este seria o motivo para o rompimento da sua amizade com o então liderado João Roma. Afirmam também que o presidente nacional do DEM aposta no constante sangramento do presidente Bolsonaro e seu governo, para que ele lidere uma candidatura do centrão a nível nacional, famosa “terceira via”. Isto melhoraria a condição de sua candidatura ao governo da Bahia. Até o momento parte de sua estratégia está acontecendo, o sangramento. Porém, não surgiu nome algum do centrão que possa entusiasmar os partidos que o compõem, muito menos o seu eleitorado. Qual serão as outras estratégias de ACM Neto??? Será que o caminho é beber a água lá de “ Roma” ?
ACM Neto o estrategista parte II
Se por um lado muitos afirmam que a “briga” com João Roma e o afastamento do ex-prefeito com o governo Bolsonaro é realmente “à vera”, há quem diga também, sobretudo dentro dos partidos de oposição à Neto, que o quiproquó é mero “jogo de cena”. Essa turma afirma que no “frigir dos ovos” caminharão todos juntos. Neto levaria os louros do Bolsonarismo, com fartos recursos de obras a nível federal, sem arcar com bônus que é baixa popularidade do governo federal. Será?
Mourão “na miúda”
O excelentíssimo Sr. vice-presidente da república, Mourão, general do exército com várias estrelas e condecorações, tem estado em silêncio nos últimos meses, apenas falas isoladas, sem aqueles pronunciamentos regulares que lhe eram de costume. Será que o homem está prevendo algum acontecimento ou até torcendo contra? Com CPI, novos pedidos de Impeachment e tudo mais, ele poderá ser o maior beneficiado. É o chamado fogo amigo. Vamos aguardar.
Racha
O Bonitão, ele mesmo, o Rei da Selva, o vice-governador João Leão, anda rugindo por aos quatro cantos que o PP, presidido por ele na esfera estadual, pode roer a corda e lançar candidatura própria ao governo do estado. O racha foi negado pelo senador Jaques Wagner, que em entrevista a Rádio Globo Digital Salvador, afirmou que: “Vamos sentar, conversar e compor uma chapa com vontade ganhar”. Hummm…
Juazeiro da Bahia
Em Juazeiro o jogo político começa a se desenhar para 2022. De um lado a oposição ao atual governo municipal, que já tem seus nomes praticamente colocados para a disputa. Qualquer mudança será de pequenos ajustes, são eles: Para Câmara Federal com Diego Coronel, apoiado por Paulo Bomfim e Isaac; Para Assembleia Legislativa com o atual deputado Zó, Paulo Rangel e o próprio ex-prefeito Isaac. Já no lado governista só se tem um nome posto com certeza: Adolfo Viana para federal. Joseph Bandeira ainda não se definiu se vai federal ou estadual. Pai do atual vice-prefeito, Bandeira, inclusive, tem feitos acenos ao governo do estado. A vaga para deputado estadual é a grande incógnita das bandas governista. Há quem faça fé em Jordavio, filho de Suzana. No entanto, há aqueles que apostem no sobrinho, Allan Jones. O fato é que a prefeita Suzana não está em situação confortável para esta escolha. Até porque a depender da sua opção e do êxito nas urnas, o resultado poderá impactar no seu governo.
Juazeiro II
No próximo dia 15 de Julho, os juazeirenses comemorarão o aniversário da cidade. Em outros tempos a festa seria de arromba, ainda mais em virtude do novo ciclo eleitoral. Enganam-se aqueles que acham que a data comemorativa não será concorrida pelos atores políticos do município, do estado e até a nível nacional. A prefeita promete surpresas, líderes políticos levarão presentes. O clima na cidade dia 15/07 seguramente terá um momento apoteótico, com ares de “Roma” antiga e com graças de “ Aleluia” irmão.