A requalificação da Ponte Presidente Dutra, que liga os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), pode finalmente sair do papel. Com um tráfego diário de cerca de 35 mil veículos e extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco, a principal via de acesso entre as duas cidades do Vale do São Franciso foi erguida em 1949. A despeito da sua importância, a reforma da ponte não saiu da promessa.
Eleita em novembro do ano passado, a atual prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB), colocou como uma das principais metas da sua gestão a conclusão da obra de duplicação e completa requalificação da via. O pleito de Suzana acabou “comprado” pelo Governo Federal. De acordo com uma fonte ligada ao Bahia Sem Fronteiras (BSF), o projeto foi viabilizado através de uma articulação do vereador de Salvador e pré-candidato a deputado federal, Alexandre Aleluia, que apresentou a demanda ao deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro. Também ligado à Aleluia, o ministro da Cidadania, João Roma, foi um dos responsáveis pelo “destravamento” da obra.
O fato foi, inclusive, foi mencionado pelo deputado federal, Eduardo Bolsonaro, que através do seu perfil oficial no Instagram, escreveu:
“Essa ponte picolé ficará no passado. Eu confio no ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura)”.
O fato foi também comentado por Aleluia:
“Encontro com a Prefeita de Juazeiro @suzanaramosjua e @bolsonarosp. Oportunidade de conversarmos sobre a requalificação da ponte Juazeiro-Petrolina”.