Inauguração da nova sede da FGM reúne autoridades e artistas

Foi inaugurado na noite desta segunda-feira (7), a nova sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), localizada no prédio onde funcionava o antigo Hotel Castro Alves, na Ladeira da Barroquinha. O evento contou com a presença do prefeito ACM Neto, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Katia Bogéa, do vice-prefeito, Bruno Reis, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, além de diversas outras autoridades e representantes de movimentos culturais da cidade.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, salientou o trabalhou realizado pelo Iphan na Bahia, onde, segundo ele, se reúne os melhores técnicos do país. “Lá a politica que se faz é a politica da cultura e da preservação do patrimônio histórico, a política da valorização dos principais elementos da cultura e da história do nosso país. Aqui, de fato, nós temos uma parceria extraordinária com o Iphan”, justificou Neto.

“No ano passado inauguramos a Casa do carnaval, aqui na Praça da Sé, hoje, um dos equipamentos mais elogiados e procurados da nossa capital. Agora, estamos entregando esses dois belíssimos prédios que ajudam a contar a história da nossa cidade e que estavam em ruínas. A prefeitura foi lá, desapropriou, o Iphan fez o projeto, conduzimos a licitação, o Iphan garantiu os recursos e agora temos mais um complexo cultural para salvador. Esses dois imóveis se somarão a uma nova perspectiva futura para toda essa região da Barroquinha”, ressaltou o gestor municipal. O prefeito falou ainda sobre a reforma do Mercado de São Miguel e da recuperação dos Terminais da Barroquinha e Aquidabã. “Vamos trabalhar para estimular o movimento de pessoas aqui na região. Quem subir a praça Castro Alves antes do próximo carnaval vai encontrá-la totalmente requalificada, assim como a Avenida Sete”, concluiu Neto.

Em meio à expectativa sobre o anuncio do candidato escolhido por Neto para sua sucessão, o prefeito aproveitou para elogiar seu vice, Bruno Reis, apontado por muitos como o nome favorito do prefeito: “Não vou tratar das outras obras que já foram aqui citadas, com muita competência, por esse grande vice-prefeito, parceiro, amigo, e que está deixando a sua marca muito firme nessa questão do Centro Histórico de Salvador. Foi a partir da iniciativa de Bruno Reis, que a prefeitura assumiu os projetos que tinham sido feitos pelo Iphan. Foi graças a iniciativa de Bruno, que foi à Brasília buscar apoio, que nós asseguramos o recurso para a toda modernização e atualização do mercado modelo, cujo a licitação será feita em breve”.

O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, destacou que o novo espaço compõe à ideia de revitalização do Centro da cidade.  “Esse equipamento faz parte do projeto “Vem Pro Centro”. Estamos criando o quarteirão das artes, que é formado por onze equipamentos. Você tem cinema, livraria, restaurante, os dois teatros, o pátio da Barroquinha, a sala multiuso e o café teatro. Temos aqui o maior complexo cultural da Bahia. Não é só uma sede administrativa. É também um espaço cultural. Toda a coletividade está convidada para começar a aparecer e participar de tudo”, ressaltou Guerreiro.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, a iniciativa é a consolidação de uma estratégia da prefeitura de Salvador de criar um grande polo cultural na Barroquinha. “Isso vem desde a primeira gestão do prefeito ACM Neto com a reabertura do Teatro Gregório de Matos, com a readequação]ao do espaço Barroquinha e agora com nova sede da FGM. Eu diria que essa inciativa enaltece como uma grande referência do momento cultural que a cidade vive na gestão do prefeito ACM Neto”, explica o secretário.

 “Esse conjunto imobiliário daqui, desde a sede do antigo Hotel Castro Alves até os prédios acessórios, que compõem hoje esse conjunto que está sendo entregue, eram ruínas praticamente, sem nenhuma contribuição social ou econômica. O Iphan teve uma parcela fundamental que foi alocar os recursos necessários ao restauro e a prefeitura entrar com toda a complementação”, concluiu Tinoco.

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Bruno Reis, se disse orgulhoso em ver a construção de uma “nova cidade” e destacou as obras na região do Centro de Salvador. “Sem sombra de dúvidas me enche de orgulho, eu que, nos finais de semana, venho dar uma corrida aqui pelo Centro Histórico e aproveito para vistoriar as obras, levo meus filhos comigo e fico dizendo: aqui vai ser a Praça Cayru, completamente requalificada, a Praça das Mãozinhas, a Miguel Calmon.. Acho que isso serve de estímulo para nossa equipe, que está nas ruas de domingo a domingo.  A gente sente o orgulho de ver essa nova cidade. Uma cidade que a gente vem reconstruindo…O objetivo da nossa gestão é colocar sempre a população em primeiro lugar. Parabéns ao Iphan pela parceria, parabéns a Fundação Gregório de Matos pela nova sede e sobretudo, parabéns ao nosso prefeito”.

A historiadora e presidente nacional Iphan, Kátia Bogéa, reiterou a parceria do órgão federal com Salvador e não poupou elogios à administração municipal: “Eu toda vez que venho aqui me sinto em casa. O sorriso de vocês não há em nenhum lugar do mundo. É uma energia que só quem pisa aqui pode entender. E incrível. A equipe do Iphan aqui na Bahia é arretada! Neto realmente é o melhor prefeito do Brasil, está no sangue. O mais importante está no DNA dele, que é o amor que o avô dele tinha pela Bahia, pelo Centro Histórico. É um quarteirão inteiro que respira cultura, tudo que a Bahia e que Salvador são. Isso nos orgulha e nos deixa feliz.”