O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sento Sé segue realizando treinamento de noções básicas em segurança no trabalho para os operadores lotados nas Estações de Tratamento de Água (ETA). Dessa vez receberam treinamento os funcionários da Estação que atende as comunidades de Aldeia, Pascoal, Limoeiro (APL) e Itapera. A capacitação aconteceu nesta segunda-feira (16), na Escola Municipal Núcleo Don Pedro I.
“Muito importante esse tipo de treinamento, nos ensina a forma correta de trabalhar e a importância dos EPI’s. É muito bom ver a instituição preocupada com a segurança do trabalhador, com certeza vai melhorara muito o nosso desempenho”, declara o operador de ETA em APL, Adilson Barbosa. Já o operador da ETA em Limoeiro, Matias Souza, destaca como o treinamento vai melhorar o trabalho dos funcionários. “A partir do momento que passamos a conhecer a função de cada EPI, realizamos o trabalho de forma mais segura e adequada, otimizando assim a nossa produção”, afirma o operador.
Com carga horária de 04h o treinamento foi conduzido pelo técnico em segurança no Trabalho e colaborador do SAAE, Aurelindo de Souza, e teve como pauta os princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; uso correto de proteção individual e coletiva; estudo do ambiente e das condições de trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes no SAAE; comprometimento profissional; princípios da ética profissional e alcoolismo.
O diretor do SAAE, Adriano Almeida, explica que os treinamentos de segurança do trabalho, aliados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), visam criar um ambiente de trabalho eficaz para o desenvolvimento das atividades laborais. “Já implantamos a CIPA e entendemos que dessa forma, estamos valorizando o bem-estar físico e mental dos colaboradores. A partir do momento em que o funcionário passa a conhecer as principais medidas de segurança, ele começa a se prevenir e, consequentemente, os acidentes tendem a diminuir. Por isso, é importante que a empresa promova palestras e treinamentos, apresentando temas de importância ao trabalhador”. Explica o Diretor do SAAE, Adriano Almeida.