O deputado Robinho (PP) destacou, em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a passagem do aniversário de 250 anos de emancipação política de Mucuri, no dia 10 de outubro. Localizado no Extremo Sul da Bahia, o município possui uma população de cerca de 50 mil pessoas e tem limites com Ibirapuã, Nova Viçosa, Conceição da Barra, Pedro Canário, Nanuque, Serra dos Aimorés e Itabatã. Mucuri se origina do tupi antigo mukury que significa bacurizeiro.
“A história de Mucuri foi registrada por colonos e aventureiros”, contou o deputado, no documento. De acordo com ele, as primeiras expedições portuguesas aconteceram no século XVI, lideradas por Martim Carvalho e Antonio da Silva Guimarães, em busca de pedras preciosas e escravos índios. “Surge então a aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses. Por volta do século XVII chegaram à região os alemães e suíços, que se estabeleceram cultivando café”.
Robinho contou ainda, no documento, que em virtude da Ordem Régia datada de 10 de outubro de 1769, criou-se o município chamado São José de Porto Alegre, sua instalação se deu em 15 de outubro de 1779 pelo ouvidor-geral da Comarca de Porto Seguro José Xavier de Machado Monteiro. Em 1931, o topônimo foi mudado para Mucuri.