A ExpoBahia 2021 segue até sábado (04), no Parque de Exposições, em Salvador, com 230 produtores inscritos e 317 animais. O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Cavalos Manga Larga, segmento que movimenta cerca de R$2,5 bilhões por ano e gera em torno de 30 mil empregos.
Acompanhado do chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Alisson Gonçalves e técnicos da Seagri, o secretário João Carlos Oliveira foi ao evento na tarde desta quinta-feira (02), para conhecer de perto este importante segmento para a economia da Bahia, que gera emprego e renda.
Caio Teixeira, um dos diretores do evento, explicou que os animais são separados por categoria, entre machos e fêmeas, além da idade. A avaliação é realizada por árbitros da Associação Brasileira dos Criadores de Manga Larga Machador, que analisa o andamento e a morfologia dos animais.
De acordo com ele, é a oportunidade de criadores e participantes comercializarem seus cavalos, além de conseguirem valorizar seus animais a depender da classificação que eles alcancem na avaliação, cuja premiação vai do primeiro ao terceiro colocado.
A expectativa é que, mesmo sem possibilidade da presença do público, por conta da pandemia provocada pelo Coronavírus, o evento seja assistido virtualmente por cerca de 50 mil pessoas, considerando que as transmissões serão ao vivo, pelo Youtube.
Fonte: Ascom/SEAGRI / Foto: Div./Ascom SEAGRI