Sento-Sé reforça ações de prevenção ao suicídio no dia D do Setembro Amarelo

Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Sento-Sé segue alertando sobre a importância de identificar pessoas em sofrimento e que precisam de ajuda. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) e também da Atenção Básica vem desenvolvendo atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde mental, a partir da conscientização e alerta sobre as tentativas de suicídio. E, no Setembro Amarelo, essas ações estão sendo reforçadas com temáticas abordadas de diferentes formas nas unidades de saúde do município.

No CAPS I, por exemplo, a população que é atendida está sendo recebida com uma sala de espera movimentada por palestras com o médico especialista, psicóloga, enfermeira, educador físico, entre outros profissionais. “Tentamos passar de uma forma descontraída, para todos os presentes, informações gerais sobre o que é o suicídio, a ideação, o planejamento, as tentativas, o parasuicídio, os fatores de risco, de proteção e como ajudar uma pessoa que tenta e até mesmo planeja o ato. No mês de setembro essas ações são potencializadas pra chamar a atenção e alertar a população”, destaca o médico psiquiatra do CAPS I, Rene Jesus Acosta.

Dona Glaucia Almeida, faz acompanhamento no CAPS I há quase 3 anos, e fez questão de acompanhar a palestra conduzida pelo médico psiquiatra Rene Jesus Acosta. “Gostei da palestra, sempre ouço falar em suicídio, com as informações passadas aqui hoje, agora serei mais atenta para reconhecer e poder ajudar outras pessoas”, disse dona Glaucia. Já a funcionária pública Clarenilde Pacheco, sempre vai ao CAPS para levar a filha que faz tratamento, para ela o conhecimento adquirido vai servir para melhorar ainda mais o suporte à sua filha. “Muito positivo o momento, minha filha já tinha sido atendida, mas fiz questão de ficar e participar. Aprendi mais sobre o que é essa doença e com certeza vou poder dar mais apoio a minha filha”, declarou a mãe da paciente.

Além das ações desenvolvidas pelo CAPS, nesse dia 10 de Setembro, aconteceu também no turno da manhã uma palestra voltada para o público adolescente, no Centro Educacional Dep. Theodulo Albuquerque desenvolvida pela equipe da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Durante todo o mês as ações seguem abordando a temática e alertando a população.

A Origem do Setembro Amarelo – todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.