Prefeitura de Sento-Sé esteve representada em debate sobre caatinga e mudanças climáticas

Aconteceu na ultima quarta-feira (15) a audiência pública “Caatinga e o Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas): recaatingando esperanças e experiências que realizam sonhos. A audiência promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, em parceria com a Cooperativa de Produção do Piemonte da Diamantina (Coopes) e pela Associação de Moradores de Brejo da Brásida (AMBB) aconteceu de forma on-line e contou com a participação da Prefeitura de Sento-Sé, que esteve representada pela gerente de turismo, Mariluze Amaral.

O evento contou com a participação de pesquisadores, analistas e representantes de comunidades que convivem com o bioma em questão, e apresentou experiências de projetos exitosos de recuperação do semiárido baiano. 

A experiência de recuperação de várias nascentes no Brejo da Brásida, em Sento Sé, foi uma das ações de destaque apresentadas no evento. O projeto desenvolvido pela Associação de Moradores de Brejo da Brásida (AMBB) vem promovendo junto à comunidade, o desenvolvimento de arranjos sustentáveis que visam a recuperação do meio ambiente e a pesquisa.

“É muito gratificante perceber, através da realização desse evento, que mais comunidades estão empenhadas em defender o Bioma Caatinga, o mais discriminado no nosso país, uma vez que todos os outros biomas tem uma lei específica e o nosso não. O meu alerta nesse momento para todos os participantes é que fiquem mais atentos aos editais de projetos promovidos por empresas, fundações, ONG’s, instituições do próprio governo, que podem ser acessados e todos podem enviar seus projetos em defesa das suas comunidades e espaços. É o que temos feito na comunidade Brejo da Brásida”, destacou a gerente de Turismo, Mariluze Amaral em sua fala durante o evento.