Pensando na maneira de auxiliar e desenvolver empreendedores do município a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria de Planejamento, e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou nesta quarta-feira (29), o programa ‘Sento-Sé Desenvolvendo Empresas’, que visa fortalecer as empresas de variados portes, colocando o empreendedor em foco, simplificando burocracias, fortalecendo pequenos negócios e promovendo a inovação para fomentar a economia e geração de empregos.
O lançamento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de um número expressivo de empresários locais, secretários municipais, representantes dos Bancos do Nordeste e do Brasil, Pronaf, CDL, DesenBahia, Faculdade Unopar e vereadores.
“Essa é uma iniciativa que vai trabalhar com ações eficazes para solução de problemas dos nossos empreendedores, seja crédito, capacitação, consultoria. Nesse momento de pandemia em que vivemos, é fundamental que o poder público tenha iniciativa para ajudar as micro, pequenas, médias e grandes empresas, e o programa é uma das nossas frentes de trabalho para a retomada na economia pós covid-19”, destacou o secretário de administração, Juvenilson Passos.
O programa tem expectativa de atender cerca de 200 empresas até o final de 2021, e de acordo com o secretário de Planejamento, João Borges, o programa traz ações que buscam empreender, simplificando a burocracia, agilizando processos, realizando abertura de empresas, mudando de micro para Mei, fortalecendo, fomentando e inovando negócios. “Estamos somando forças para melhor atender o empreendedor de Sento-Sé e facilitando para quem quer começar a empreender. É um momento difícil de pandemia, mas a prefeitura quer estar com o empreendedor ajudando a achar soluções adequadas e personalizadas para cada empresa”, explicou o secretário.
Para o jovem empresário de 27 anos, Lucas Quirino, que esteve presente no evento o projeto vai abrir portas para os empreendedores locais. “Fico feliz ao ver o cuidado da gestão de Ana Passos com as pessoas e também com as Micro e Pequenas empresas. Sabemos que nosso Município está em desenvolvimento e tem grande capacidade de crescer mais ainda. Por isso é muito importante esse apoio, trazer linhas de créditos, cursos e oficinas. Capacitar nosso povo, para acompanhar esse crescimento, e assim poder agarrar as oportunidades. Acredito muito no potencial da nossa cidade e nosso povo não pode ficar fora desse crescimento. Sento-Sé é uma terra amada de um povo abençoado”, avaliou o empresário.
Já o gerente do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro, ressaltou que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento econômico local. “É necessário apoiar o empreendedor nessa retomada da economia, e nós como Sebrae estamos aqui para apoiar, trazendo para Sento-Sé a oferta de qualificação técnica para os empreendedores iniciarem, desenvolverem da melhor forma os seus empreendimentos”. Pontuou Carlos Cointeiro.
O economista e assessor da Secretaria de Planejamento, George Falcão, idealizador do programa, explica que o mesmo foi pensado em sanar o anseio de várias camadas da população, “e principalmente explorar os vários potenciais do município, que é amplo. Com as ações do programa pretendemos aumentar o PIB do município de forma que o IDH acompanhe esse crescimento”, afirmou Falcão.