A vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador, Ana Paula Matos abriu, nesta quinta-feira (7), o Fórum das Mulheres no Encontro Brasileiro de Administração. De forma virtual, por causa das medidas impostas pelo coronavírus, a gestora, que é formada em administração, ressaltou o impacto da inovação tecnológica na gestão municipal e os avanços da capital baiana no uso das ferramentas digitais.
Conforme Matos, o uso da tecnologia em uma cidade como Salvador, abarca três pontos principais: “facilita o acesso da população aos serviços públicos, possibilita a tomada de decisões corretas em tempos de crise e promove novas matrizes de desenvolvimento econômico”, afirmou, completando, ainda, que “a administração pública visa o interesse coletivo”.
“A Prefeitura de Salvador tem investido nas ferramentas tecnológicas e isso permite maior mapeamento e gerenciamento das áreas da cidade, segurança nas informações, controle nos dados e agilidade nas ações”, ressaltou a gestora.
Durante a palestra, Ana Paula Matos, que também é mestre em administração, citou alguns exemplos do uso da tecnologia na prefeitura, sobretudo durante a pandemia, como o Filômetro, vacinômetro, recadastramento do cartão SUS, aplicativo Carteira de Vacinação Digital (CVD). Além da área de saúde, a gestora pontuou os avanços da Defesa Civil, que mapeou as áreas de risco da cidade, na educação e cultura como o Subúrbio 360, ESalvador que atingiu a marca de 160 mil processos cadastrados e a economia de cerca de 7 milhões de páginas de papel e destacou o fato de Salvador está na 4ª posição do Ranking Connected Smart Cities no que diz respeito à tecnologia e inovação.
O Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA), é promovido pelo Conselho Federal de Administração e segue até esta sexta (8), com enfoques especiais para a participação e o destaque da atuação feminina, além de explorar temáticas ligadas à inovação e tecnologia.