Prefeitura segue em obras para implantação do Trânsito Calmo na Pituba

As obras viárias para a implantação do projeto Região de Trânsito Calmo (RTC), na Pituba, seguem em andamento. Equipes técnicas estão espalhadas pela região para implementar um conjunto de medidas que consiste em mudanças de engenharia viária. As alterações visam a redução na velocidade do tráfego de veículos e o aumento da segurança de pedestres e ciclistas. 

As obras já estão sendo realizadas na Rua Vereador Maltez Leone (próximo ao Ponto 7). A rotatória existente no local passa por intervenções para otimizar o fluxo de veículos. Quem costuma utilizar a região aguarda ansioso pela conclusão do projeto. 

Por quase 10 anos, a farmacêutica Daniela Cabus, 42 anos, morou na localidade. Embora tenha mudado de residência, frequenta a rua semanalmente. “Estou sempre por aqui, no salão, nas lojas e para visitar as amizades que deixei. A Pituba precisava dessa intervenção. É preciso priorizar que caminha nas ruas”, salientou. 

Há duas décadas, o vendedor de frutas Gilvan Souza, 44 anos, tem uma barraca localizada na Rua Vereador Maltez Leone. Segundo ele, a medida vai ser muito proveitosa, já que a via tem um fluxo intenso de pessoas caminhando e andando de bicicleta. “Fico o dia todo aqui e é muita gente passando de pé e de bike. Já estava na hora de fazer algo para valorizar esse público”, assinalou.   

Serão mais de dez ruas inteiramente remodeladas e com limitação do trânsito em 40km/h, valorizando principalmente as pessoas que caminham pelas vias. As intervenções na localidade devem ser concluídas em torno de 90 dias. Promovido pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o projeto também engloba a valorização do paisagismo, acessibilidade, sinalização, alargamento de passeios e o aumento da malha cicloviária, com reforço da sinalização, ajustes e melhoria das rotas ciclísticas. 

Outras melhorias – Mais duas ações municipais serão implementadas para melhorar ainda mais a circulação de pessoas no bairro. Uma delas é a requalificação asfáltica completa da Avenida Manoel Dias da Silva, uma das principais vias de tráfego na cidade, localizada na região. A outra é a implantação do programa Iluminando Nosso Bairro nas ruas que fazem parte do Trânsito Calmo. 

Como funciona – O conceito de Trânsito Calmo (traffic calming), com foco principal nos pedestres e ciclistas, é implantado em locais com grande circulação e, devido a estas características, a Pituba foi escolhida como bairro-piloto. De acordo um estudo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 65.160 pessoas moram na Pituba, sendo este o terceiro bairro mais populoso de Salvador, ficando atrás apenas de Brotas e Itapuã. 

Uma das propostas do projeto é criar “Áreas 40”, isto é, vias onde a velocidade máxima permitida será de 40 km/h. Essas “zonas acalmadas” podem também ser associadas ao uso de medidas para reduzir a velocidade dos veículos, como a implantação de redutores, faixas elevadas para travessia de pedestres, avanços de calçadas, entre outros dispositivos que controlam e diminuem a velocidade. 

Em algumas vias, como na Rua Minas Gerais, os passeios serão alargados nas interseções, onde serão implantadas faixas de pedestres elevadas. Com isso, o espaço de travessia será menor, garantido a proteção dos pedestres. Essa mudança nas calçadas coibirá também o estacionamento próximo às esquinas, infração prevista no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Muitas das intervenções que serão adotadas são de baixo custo e de rápida implantação, como a renovação e modernização das sinalizações horizontais e verticais. Também haverá a reformulação da geometria viária com o objetivo de disciplinar o tráfego em determinadas vias. Algumas rotatórias existentes, como as das ruas Amazonas, São Paulo e Ceará, serão readequadas para otimizar o fluxo. Aliado a isso, o projeto contempla também abrir o trânsito em algumas ruas.