[Opinião] De ex-feirante a Prefeito premiado! Elinaldo ganha prêmios que atestam a qualidade de sua gestão.

Por Anderson Santos*

Recentemente o prefeito Elinaldo recebeu mais dois prêmios que atestam a sua competência como gestor. Além de ser reconduzido ao cargo pelo povo de Camaçari no último pleito eleitoral, o que por si só já atesta a aprovação de sua atuação e gestão, o prefeito conquistou o reconhecimento do Grupo Band de comunicação com o prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Gestão com Eficiência e Transparência e em seguida o resultado de sua gestão foi anunciada como primeiro lugar no ranking de melhor gestão fiscal entre mais de 5,5 mil cidades brasileiras, pelo IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, do FIRJAN. Tecnicamente, são conquistas para o município que atestam a sua competência na condução da gestão fiscal e administrativa.

O Prêmio Band Cidades Excelentes, Boas Práticas de Gestão Pública é realizado em parceria com o Instituto Aquila com o objetivo de reconhecer e incentivar propostas de gestão pública que melhorem a qualidade de vida nas cidades baianas. Enquanto o ranking do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, levando em conta indicadores como autonomia, gastos com Pessoal, investimentos e liquidez, estes que Camaçari apresentou progressão expressiva tendo sido o município mais bem avaliado em termos de gestão fiscal na Bahia recebendo o título de “Excelência em Gestão Fiscal”.

Esses prêmios tem um gostinho mais que especial para o prefeito reeleito em plena pandemia, em primeiro lugar por seu coroamento e reconhecimento técnico, que por muitos fora desacreditado, e que hoje se mostra inquestionável. Por outro lado, mostra a força e competência do DEM que cresce na Bahia e se expande com a marca de líderes políticos que tem despontado números de excelência em nosso estado, tal qual juntos conquistaram o Prêmio Band Cidades Excelentes Camaçari, Salvador, nossa capital liderada pelo Prefeito Demista Bruno Reis, e Barreiras, também liderada pelo DEM. 

Além disso, tais reconhecimentos se faz tão importante para todos nós enquanto cidadãos camaçariense por conta da condição da saúde da gestão fiscal, administrativa e orçamentária que se encontrava o município quando o prefeito então eleito o assumiu, tendo recebido uma prefeitura reconhecida como mal pagadora, em crescente desequilíbrio das contas públicas, nome negativado, saúde da relação arrecadação x gasto público comprometida e sem condições de novos investimentos, isso tudo refletido claramente no dia a dia da sociedade.

Os prêmios atestam que Elinaldo acertou na estratégia de nos primeiros anos “arrumar a casa” como ele mesmo diz, ação essa que foi considerada ousada já que precisou limitar os gastos públicos e a contratação de pessoal e literalmente listar prioridades para executar e deixar muito do que se via necessário para depois, e esse depois ele sabia desde sempre que custaria grandes desgastes.  Assumindo os desgastes vem cumprindo com o que se comprometeu e entregando a cidade obras e benfeitorias, projetos e programas em todas as áreas e demandas do município. O que vem sendo conduzido e operacionalizado com muita responsabilidade e pulso firme.

Além de se preocupar com saneamento e equilíbrio das contas públicas, o prefeito Elinaldo partiu para concluir velhas obras paradas da antiga gestão como o CIIE de Arembepe, conseguiu aprovar um empréstimo que viabilizou obras como a duplicação do viaduto do trabalhador, inaugurou o Horto Florestal colocando Camaçari na rota das cidades sustentáveis, concluiu e liberou o trevo de ligação a Cascalheira, realizou quilômetros de pavimentação asfáltica, forte investimento na saúde com a reforma da maioria das unidades municipais, a criação da upinha, ampliação do samu, ampliou o investimento no social e na Habitação e criou programas de incentivo a pesca e a agricultura.

Bem amigo leitor como se viu o prefeito Antônio Elinaldo que está terminando ainda o primeiro ano de sua segunda gestão, tem mostrado que é possível com equilíbrio e responsabilidade, fazer uso dos gastos públicos com eficiência e zelo pelo dinheiro do contribuinte, sua gestão não busca deixar a marca de mais recursos gastos, mas de melhor aplicação dos mesmos recursos. E o resultado não poderia ser diferente, aprovação de sua gestão em âmbito popular e reconhecimento dos principais órgãos analisadores e avaliadores do país que o reconhecem e avaliam tecnicamente sua gestão com qualidade, eficiência e transparência.

*Anderson Santos é pedagogo, analista e consultor político

Foto:Reprodução