A partir desta quarta-feira (16), cinco bairros de Salvador vão receber ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, dentro da campanha Outubro Rosa nas Comunidades. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e englobará também o encaminhamento de pacientes para a realização de exames clínicos das mamas, do teste de Papanicolau e de mamografias.
As ações acontecem das 13h às 17h e o primeiro dia da campanha ocorrerá na região de Mussurunga, com atendimento no Centro Municipal de Educação Infantil Almir Oliveira, na Rua Nelson Dahia, s/n, em Mussurunga I. No dia 18, os serviços serão prestados no Bairro da Paz, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Rua Tancredo Neves, 80.
Em Cajazeiras, no dia 22 de outubro, as atividades se concentrarão na Escola Municipal de Cajazeiras 11, na Avenida Jornalista José Curvello. No dia 29, a campanha prossegue no Engenho Velho de Brotas, na Associação Comunitária Santa Luzia, situada na Rua Padre Luiz Figueira, 133. Por fim, a iniciativa aporta em Pernambués no dia 30, na Escola Municipal de Pernambués, na Avenida São Paulo, s/n.
Exames na rede – As unidades de saúde de Salvador ofertam, durante todo o ano, consultas e exames, porém, no mês de outubro, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, as interessadas devem procurar um dos postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e do cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem.
Além dos exames, a realização do autoexame aumenta a chance do diagnóstico precoce do câncer de mama. O procedimento pode ser feito em casa e para isso basta que a pessoa, em pé, em frente ao espelho ou até mesmo deitada, busque por sinais como o aparecimento de secreções, nódulos ou mudanças na textura dos seios.