Que tal unir reflorestamento de nascentes com devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas? Essa foi a sugestão do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira que vai virar Projeto Piloto junto à Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (Fenace) na manhã desta quarta-feira (10), em Salvador. O encontro reuniu representantes de associações e cooperativas que atuam no recolhimento dessas embalagens nas cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Irecê, Juazeiro, Casa Nova e no Oeste da Bahia, tendo o município de Luis Eduardo Magalhães como 3º maior recolhedor do país.
A ideia do Projeto Piloto aceito pela Fenace e que servirá de modelo a ser implementado em todo o Brasil é oferecer mudas para reflorestamento das nascentes aos produtores que se dirigirem às centrais ou unidades móveis e devolverem suas embalagens vazias e devidamente higienizadas. “O que estamos devolvendo para a natureza? Temos que pensar de que forma podemos retribuir e contribuir, cuidando da saúde pública, da produção de alimentos e, ao mesmo tempo, do meio ambiente”, refletiu o diretor geral da Adab, acompanhado pelo Deputado Tum e destacando que este deve ser um trabalho a ser desenvolvido com o envolvimento das secretarias de agriculturas municipais, associações, cooperativas, sindicatos e outras empresas que atuam com produção de mudas e reflorestamento.
O Brasil é o primeiro país no ranking de devolução de embalagens vazias com 94% dos vasilhames de defensivos recolhidos. Na Bahia, as ações são articuladas com o Instituto Nacional de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (inpEV) por meio do Projeto Campo Limpo. Já a Fenace, entidade criada na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, abriga 416 associados que representam mais de três mil revendas em 19 estados do país para coordenar a logística reversa das embalagens, promovendo a proteção do meio ambiente. “Nesse sentido, temos responsabilidades compartilhadas por todos os elos da cadeia de retorno. Nossa meta é chegar a 100% de recolhimento e promover um sistema adequado e efetivo na destinação correta das embalagens vazias”, destacou a presidente da Fenace, Sandra Rodriguês.
Durante o encontro, os participantes discutiram ainda o combate ao desvio das embalagens vazias, a reativação de postos estratégicos para o recolhimento dos vasilhames e ações de publicidade para informar aos produtores e sociedade sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais dessas atividades para ao campo e para a cidade. Estiveram presentes na reunião o Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Celso Duarte Filho e representando as associações e cooperativas de recolhimento de Feira de Santana, Lindomar França, de Vitória da Conquista, Tatiane Passos, de Juazeiro, Deusemar dos Santos, do Oeste da Bahia, Adilson Campos, de Irecê, Gladson Ribeiro, além da secretária de agricultura de Casa Nova, Maria de Lourdes dos Santos.