Após as polêmicas envolvendo erros dos árbitros nas últimas partidas, na manhã desta sexta-feira (12), o presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, decidiu demitir o presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Leonardo Gaciba. O também ex-árbitro e vice-presidente da comissão, Alício Pena Júnior, assume o cargo até o final do Campeonato Brasileiro, deste ano.
As mudanças já eram esperadas a partir do próximo ano, entretanto, o atual chefe do executivo da instituição adiantou esta mudança devido aos últimos acontecimentos. A falha do juíz Vinicius Gonçalves Dias Araújo na última quinta-feira (11), no Maracanã, no triunfo do Flamengo contra o Bahia por 3 a 0, após a marcação de um pênalti a favor do rubro-negro no qual o VAR o fez rever o lance e mesmo assim foi mantida a decisão, resultou na queda de Gaciba, hoje.
Além disso, mais mudanças são esperadas nos próximos dias, já que o novo líder da arbitragem não aprova a forma em que os processos estão ocorrendo, dentro da comissão. Contratado pelo ex-presidente da CBF, Rogério Caboclo, Leonardo estava desde 2019 no cargo com a missão de modernizar a arbitragem brasileira.
Fonte:Galáticos / Foto: Lucas Figueiredo/CBF