Prova Saeb vai mobilizar mais de mil alunos em Sento-Sé até 03 de dezembro

Nesta segunda-feira (22), começou a ser aplicada na rede municipal de ensino de Sento-Sé a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) fazer um diagnóstico da educação básica no país. A avaliação conta com questões de português e matemática e é feita a cada dois anos com a finalidade de examinar a educação básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho estudantil.

 

Cerca de 1.170 estudantes dos 5º e 9º anos deverão fazer o exame até 03 de dezembro, no município. Nesta segunda-feira, pelo menos 122 estudantes estão programados para fazer o exame, 86 deles no Colégio Municipal Deputado Jayro Sento Sé e outros 36 na Escola Municipal Professora Aurélia. No decorrer da semana as provas seguem sendo aplicadas nas escolas da sede e na próxima semana nas escolas do interior.

 

“A avaliação é um instrumento importante para definição de políticas públicas e planejamento de nossas ações. Mesmo com o momento crítico que estamos vivendo por conta do cenário pandêmico, a SME fez um trabalho intenso de mobilização para que todos os estudantes do 5º e 9º anos compareçam as escolas e façam suas provas”, explica o titular da Secretaria Municipal de Educação, Jeorge Ribeiro.

 

De acordo com a coordenadora das atividades do Saeb no município, Raiane Mirelle, este ano a aplicação das provas tem uma nova configuração, devido a pandemia, onde as turmas do ensino fundamental com mais de 12 alunos serão divididas em dois grupos. “Além disso, teremos avaliação de turmas amostrais, contando com a participação de turmas do 2° ano do Ensino Fundamental e aplicação de provas de Ciências da Natureza ou Ciências Humanas para algumas turmas do 9° ano, assinala a coordenadora, acrescentando que no caso de Sento-Sé, “uma turma de 9° ano da localidade de Itapera, com cerca de 18 alunos, será nossa turma amostral, o que significa dizer que, além da aplicação das provas de Português e Matemática, essa turma também terá aplicação da prova de Ciências da Natureza ou Ciências Humanas”, acrescenta.

 

Segundo o edital do Saeb, os resultados preliminares poderão ser acessados pelos gestores das unidades de ensino, por meio do sistema on-line do Inep, em até 190 dias após a aplicação das avaliações.