Diversas organizações sociais, ligadas à promoção, valorização e empoderamento da população negra, promovem, no dia 30 de novembro, um encontro de encerramento do mês da Consciência Negra. Na data serão homenageados ativistas, personalidades e dirigentes negros, por suas contribuições de destaque realizadas ao longo dos 18 meses da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19.
O organizador do evento e dirigente da Connegro – entidade nacional de representação da população negra -, Christiano Santos, pontua que os homenageados representam os mais diversos segmentos da sociedade e que tais personalidades baianas foram fundamentais para a mitigação dos múltiplos danos impostos pelo novo coronavírus.
“A partir dessas figuras memoráveis, pretendemos realçar o papel de gestores, públicos ou do 3º setor, e de personalidades do meio artístico, empresarial e cultural que, a partir dos seus espaços de poder, rede de parceiros e colaboradores, ofereceram suporte à saúde, ampliação de serviços, distribuição de alimentos, materiais de proteção, higiene, acolhimento, dentre outros benefícios”, ressalta Christiano.
Christiano Santos afirma que, quando ocupam espaços de poder ou de influência, estes homens e mulheres se sobressaem, para além de suas capacidades técnico-administrativas, por um forte compromisso social.
“Empatia é algo muito próprio aos nossos. A filosofia Ubuntu é, para nós gestores e ativistas negros, mais que uma palavra simbólico-filosófica. É um compromisso ancestral, pelo qual se justifica nossa busca qualificada pelo poder”, avalia o dirigente. “A pandemia revelou o que já se conhecia desses guerreiros e guerreiras. Um tipo de coragem e comprometimento que supera, em muito, o que se poderia exigir do compromisso funcional, político ou social”, completa Christiano.
O encerramento do Novembro Negro será realizado no Auditório do Centro Universitário Estácio, Campus Gilberto Gil – Stiep, e reunirá os homenageados.
Homenageados:
- Marcio Marinho – Deputado Federal
- Ivete Sacramento – Secretária de Reparação
- Kiki Bispo – Secretário de Ação Social e Combate à Pobreza
- Fernanda Lordello – Secretária da Mulher, Infância e Juventude
- Márcio Santana – Pastor e Ativista Humanitário
- Tonho Matéria – Cantor, Compositor e Gestor da Mangangá
- Carlos Augusto Gomes – Diretor de Operações da Limpurb
- Alan Muniz – Sub-prefeito
- Daniela Alcântara – Diretora da Regulação Municipal de Salvador
- Doiane Lemos – Coordenadora de Imunização de Salvador
- Rosana da Silva Conceição – Secretária da Reparação e da Mulher de Maragogipe
- Gilmaria Santos – Coordenadora Pedagógica da Gerência Regional – Orla