Compartilhar experiências e conhecimentos técnicos para acessar mercados e gerar mais renda em cooperativas e associações beneficiárias do projeto Bahia Produtiva. Foi com esse foco que dirigentes, Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e Assistentes Técnicos e Gerenciais (Ategs), reuniram-se, junto aos representantes do projeto, para uma Oficina que iniciou nesta quarta-feira (01) e segue até esta quinta-feira (02/12), em um encontro presencial em Feira de Santana.
“O nosso objetivo com o lançamento do Guia e Cartilha de Orientações sobre o Serviço Especializado de Assistência Técnica na Produção e Gestão/Mercado, para Fortalecimento de Alianças Produtivas, e deste evento de formação, é o de orientar os trabalhos, no sentido de qualificar a assistência técnica para gerar resultados positivos, fortalecendo a profissionalização das cooperativas tanto na gestão quanto na base produtiva”, explicou o coordenador geral do Bahia Produtiva, Fernando Cabral.
O assessor técnico e especial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ivan Fontes, lembrou que os materiais e o evento reforçam o vínculo e a parceria entre a instituição e a equipe técnica. “Vocês têm um papel de importância nas cooperativas. Representam a solução de problemas para muitas delas. Então, esses dois dias de diálogo é para que cada um possa contribuir com a experiência do outro e possamos alcançar os resultados esperados: alavancar os empreendimentos, incorporando cada vez mais agricultores, comunidades e municípios”.
Atualmente, o Bahia Produtiva executa investimentos em 1.250 associações e cooperativas e, apenas com os empreendimentos dinâmicos, aqueles com nível de complexidade maior em relação à comercialização, presentes ao encontro, os recursos são da ordem de R$ 2,5 milhões, em cada cooperativa.
Entre os participantes do evento, está a Ateg da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Vamary Santos, que está adorando a partilha dos conhecimentos com os colegas. “A oficina está ótima, os materiais ficaram excelentes, de fácil compreensão e aplicação no dia a dia. Vai ajudar muito os profissionais de assistência técnica, pois os guias trazem um norte sobre segmentação de mercado e sobre a importância de trabalhar o Marketing dentro dos empreendimentos”.
A programação do evento conta, além do lançamento do guia e da cartilha de orientações, com bate-papos sobre os desafios para a consolidação e profissionalização da gestão dos empreendimentos, o cenário de 2022 e os resultados esperados e a gestão orientada para resultados.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.