AUDIÊNCIA PÚBLICA: Renato Brandão participa da discussão sobre usina de resíduos sólidos

Seguindo seu compromisso com Juazeiro e buscando melhorias para toda a população, na noite de terça-feira (30), o vereador Renato Brandão participou de uma audiência pública na Câmara Municipal, para tratar sobre a implantação de uma usina de gaseificação de resíduos sólidos urbanos em Juazeiro.

A audiência, contou com a presença do engenheiro civil da Bauer Engenharia, empresa que elaborou o projeto, Everton Bauer, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva, com o secretário de Meio Ambiente, Rubens Torres, além de vereadores e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), do Sistema de Água e saneamento Ambiental (SAAE), da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz) e de assessores especiais de gestão da prefeitura.
O projeto de implementação da usina tem como objetivo dar uma destinação mais adequada aos resíduos sólidos, além de gerar energia elétrica a partir da combustão de material orgânico. As usinas tratam com segurança o lixo doméstico em apenas uma hora, recuperando sua energia e usando equipamentos avançados de controle de poluição do ar.

Nos aterros sanitários os resíduos degradam-se por centenas de anos, dependendo de sua composição, sem controlar suas emissões, apresentando um risco ambiental de longo prazo a ser deixado para as gerações futuras.

Após o debate e término da audiência, Renato Brandão ressaltou a importância da discussão do tema para o município. “Nós participamos da discussão, aqui hoje, e achamos a proposta interessante. Assuntos relacionados a preservação ambienta são de extrema importância e devem ter uma atenção especial, pois contribuem para a diminuição dos níveis de poluição no município. Estas usinas além de contribuem com a economia, pois lidam diretamente com resíduos não recicláveis que seriam depositados em aterros, recuperam materiais importantes como metais e minerais. Este foi o primeiro debate e seguiremos contribuindo com o que for necessário para o desenvolvimento de Juazeiro”, finalizou