Museu do Mar Aleixo Belov é novo atrativo turístico da capital baiana

No Centro Histórico de Salvador, com uma vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, o tradicional bairro do Santo Antônio Além do Carmo ganhou um novo atrativo turístico. Na noite desta segunda-feira (1º), foi inaugurado o Museu do Mar Aleixo Belov. O equipamento conta a história de amor pelos oceanos do comandante ucraniano que chegou ao Brasil quando criança, fugindo da Segunda Guerra Mundial com a família, que elegeu a Bahia como novo lar.

 

“O veleiro Três Marias, com o qual eu dei três voltas ao mundo sozinho, e a maquete do Fraternidade, que usei para outras duas voltas pelos oceanos estão aqui. O museu está com todo meu acervo, inclusive equipamentos que eu utilizei, cartas náuticas, obras de arte que eu trouxe das viagens”, disse Aleixo Belov.

 

Presente na inauguração, secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, disse que a abertura do museu é um símbolo de como a iniciativa privada e os poderes públicos atuam em sinergia para potencializar o turismo na Bahia.

 

“Temos aqui atrativos históricos e vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos (BTS). Temos o projeto Capoeira do Forte, que a Setur-BA realiza no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, com samba de roda e capoeira nos finais de tarde, de quinta-feira a domingo, e agora Aleixo Belov e sua empresa agregam ainda mais valor ao bairro, com o Museu do Mar, que vai divulgar também a BTS, onde vamos entregar 11 intervenções de infraestrutura náutica”, pontuou Bacelar.

 

O Museu do Mar Aleixo Belov está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com ingressos vendidos a R$ 20 (inteira) e crianças de até cinco anos não pagam. Nas quartas-feiras o acesso é gratuito para todos. O equipamento abriga ainda uma cafeteria e um restaurante.