Lançado esta semana pela cadeia cacaueira, o Currículo de Sustentabilidade do Cacau é um documento de elaboração coletiva, construído com a participação de mais de 50 entidades, entre representantes de produtores, cooperativas, serviços de assistência técnica e extensão rural, indústrias, associações do setor, entidades de classe, certificações, representantes do governo federal e dos governos estaduais.
O Currículo foi criado para ser uma referência de sustentabilidade para produtores e produtoras de cacau, técnicos e instituições buscando a melhoria contínua da produção; e visa acelerar o processo de entrada na sustentabilidade dos pequenos produtores, que são maioria no contexto brasileiro da produção de cacau.
O documento é dividido em três áreas temáticas – estão da Produção, Gestão Ambiental e Gestão Social, que indicam de maneira objetiva “o que” deve ser feito no campo, a fim de alcançarmos uma cacauicultura mais próspera e sustentável.
As práticas recomendadas pelo Currículo de Sustentabilidade do Cacau são o resultado de um amplo diálogo com atores de toda a cadeia, que se reuniram diversas vezes ao longo de 2021 para compilar o documento. O Currículo é baseado em materiais existentes, como o Manual de Boas Práticas (da CEPLAC), a Produção Integrada (da Embrapa), além de códigos, normas e programas próprios de entidades setoriais, e de parceiros da iniciativa CocoaAction Brasil.
O Currículo de Sustentabilidade do Cacau não é, e não pretende ser, uma certificação, mas um conteúdo de boas práticas agrícolas e de gestão da propriedade, com foco em ações sustentáveis.
Os produtores e produtoras de cacau, ao adotarem as práticas do Currículo, tenderão a ser mais eficientes e sustentáveis. Produtores que incorporam práticas realmente sustentáveis ao seu sistema de produção têm a oportunidade de obter melhores resultados financeiros também, uma vez que a gestão eficiente dos recursos economiza insumos, melhora a produtividade e a qualidade das amêndoas, e permite o controle dos custos de produção.
O documento pode ser acessado na íntegra aqui:
Currículo de Resopnsabilidade do Cacau – WCF
Fonte/Foto: Div./Ascom Seagri