Jurandy Oliveira se congratula com Teodoro Sampaio e Terra Nova

O deputado Jurandy Oliveira (PP) destacou, em moções de aplauso encaminhadas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a passagem dos aniversários dos municípios de Teodoro Sampaio e Terra Nova. 
Teodoro Sampaio completa aniversário de 58 anos de emancipação política e administrativa em 21 de outubro. Já Terra Nova foi elevada à categoria de município através da lei estadual de 20 de outubro de 1961, quando se desmembrou de Santo Amaro. 
Ao falar de Teodoro Sampaio, o parlamentar afirma que o nome escolhido para o município é uma alusão ao engenheiro, geólogo, geógrafo, cartógrafo e orador, autor de vários trabalhos históricos e geográficos. Ao narrar a história do local, o deputado conta que o povoamento do território se iniciou na metade do século XVII, impulsionado por portugueses que ali se estabeleceram com cultivo da cana-de-açúcar. 
“Certamente, é uma imensa satisfação festejar ao lado dos teodorenses um dos capítulos mais importantes de sua história, seja pela importância da emancipação para a região, seja pelo fato de Teodoro Sampaio ser um município composto por pessoas guerreiras, que em conjunto buscam ser formadoras e transformadoras da sociedade, atuando com dedicação, compromisso, solidariedade e amor pela região”, elogiou Jurandy Oliveira.
Na moção relacionada a Terra Nova, o deputado lembra que a formação da região está relacionada ao antigo arraial de mesmo nome, pertencente à freguesia da Vila do Rio Fundo e fundado na Fazenda Terra Nova, situada à margem direita do rio Pojuca. “Além disso, vale destacar que, em 1889, o Barão de Bom Jardim iniciou a instalação de uma usina de açúcar, que foi inaugurada em 1902 e impulsionou o crescimento local”, descreveu Jurandy. 
“Terra Nova se desenvolveu pelo constante trabalho e empenho dos terra-novenses, responsáveis pela formação de um vasto legado cultural, educacional, esportivo e político”, ressaltou o legislador.