Ação Salvador Solidária arrecada mais de 20 toneladas de donativos

A Ação Salvador Solidária, campanha coordenada pelo Escritório Social da Prefeitura, arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos e dois carros-pipa para famílias do sul e do extremo sul da Bahia, atingidas pelas chuvas. Lançada na última quarta (15), a campanha contou com três pontos fixos de doações: as sedes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Bonocô, e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), na BR-324, e ainda na loja do Queremos Doar, localizada no Shopping da Bahia.

No início da manhã desta segunda-feira (20), saíram do grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador cinco caminhões, cada um com capacidade para cinco toneladas de donativos, além de 2,3 toneladas de água mineral, com destino à cidade de Itamaraju. A previsão é que chegue ao local na terça-feira (21). Dentre as outras cidades que serão beneficiadas estão Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itamarajú, Itabela, Guaratinga, Jucuruçu, Medeiros Neto e Mucuri. A ação teve o apoio da Marinha do Brasil.

Coordenadora da campanha, a vice-prefeita Ana Paula Matos destacou o espírito solidário da população da capital baiana. “Salvador mais uma vez mostra que tem um povo acolhedor e solidário. Nas chuvas de 2015, aprendemos o quanto a solidariedade é importante para nos reerguermos. A Prefeitura busca fazer o social com governança, mas também tocar o coração das pessoas. Agradeço a todos que doaram e com muito amor vamos levar esperança para essas pessoas que tiveram grandes perdas com a chuva”.

O capitão de fragata, Alexandre de Almeida, comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais, explicou que Itamaraju será o local central, porém haverá distribuição nas cidades vizinhas. Ele também comentou sobre a importância da parceria com a Prefeitura de Salvador.

“É muito gratificante para a Marinha cumprir o seu dever de empregar os seus meios a fim de cuidar da nossa gente, mas o destaque dessa operação, sem dúvidas, é a população de Salvador, que abraçou a causa e fez uma grande doação aos irmãos baianos atingidos por essa catástrofe. Parabenizo todos os soteropolitanos pelo grande gesto e a PMS pela coordenação da ação”, disse. Ao todo, 33 militares estão envolvidos na ação.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, também se mostrou bastante satisfeito com o resultado. “Muito feliz e honrado com esse ato de cidadania, mas, sobretudo, de solidariedade. Mais uma vez o soteropolitano se apresenta como um povo acolhedor, que está sempre disposto a ajudar quem mais precisa. Os irmãos baianos do interior do estado sabem que sempre podem contar com seus irmãos de Salvador”, declarou.