A Associação dos Pequenos Produtores Rurais Encanto das Emas do Projeto de Assentamento Lagoa de Dentro I e II e a Associação dos Assentados e Assentadas do Projeto de Assentamento da Vila Nova, do município de Ourolândia, tiveram projetos aprovados no edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltado para a Dinamização Produtiva de Assentamentos Rurais da Bahia.
Somados, os dois projetos têm recursos superiores a R$700 mil e irão contribuir para fomentar a criação de caprinos e ovinos e, consequentemente, melhorarem a renda e a segurança alimentar e nutricional, dessas famílias assentadas. Para concorrer ao edital, as lideranças utilizaram os conhecimentos adquiridos nas oficinas de elaboração de projetos, ofertadas pelo projeto do Governo do Estado, Pró-Semiárido, como explica o assessor de políticas públicas do Projeto, Izaías Reis.
“As oficinas vêm como um suporte para os agricultores/as. Muitas pessoas nem sabem o como elaborar projeto e com a capacitação começam a entender, captar recursos, conhecer editais públicos e privados e começam a concorrer também a editais municipais como do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Pró-Semiárido ofertou este conhecimento para eles entenderem o que é um projeto; o que é um edital o que é política pública; e buscar captar recursos para suas entidades, a partir desse entendimento”, afirma Izaías.
As formações, em elaboração de projetos, são ofertadas para as mais de 700 comunidades rurais envolvidas, diretamente, na execução do projeto Pró-Semiárido. O objetivo é instrumentalizar as associações para que, com a saída do projeto, elas possam acessar recursos para fortalecer ou melhorar as atividades produtivas das famílias agricultoras.
“Elaboramos um projeto que vem para beneficiar 27 famílias na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura e vem com alguns itens para fortalecer essa cadeia produtiva. A finalidade é a gente ter uma renda garantida para a comunidade. Nós contamos com o apoio do Pró-Semiárido na participação de oficinas para elaboração de projetos, quando tivemos orientação e apoio para elaborar essa proposta e concorrer a esse edital. E, hoje, graças a Deus, passamos e atingimos a 13ª colocação. Estamos muito felizes com essa aprovação”, comemora o coordenador do Assentamento Lagoa de Dentro, Adilton Silva de Jesus.
Ele explicou ainda, que esse recurso que será acessado servirá para adquirir mudas de palma, para incrementar e garantir a alimentação animal e reprodutores de caprinos e ovinos, além de construir apriscos rústicos e fazer cercamento de áreas para o plantio de alimentos para o rebanho de caprinos e ovinos.
O Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).