Casos de doenças provocadas pelas enchentes podem crescer na região nas próximas semanas
Ex-secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas visitou municipios atingidos pelas chuvas na região Sul da Bahia. A viagem iniciou na quinta-feira e segue nesta sexta-feira (30). O pré-candidato a deputado federal passou por cidades como Ilhéus, Itabuna, Coaraci, Itajuípe, Uruçuca, Pau Brasil, Camacã e Ubaitaba.
Como ex-gestor de saúde, o médico fez um alerta para as doenças que podem surgir após as enchentes. “Podemos ter vários casos, sobretudo de leptospirose e de diarréias. Mas também quadros gripais e a presença da covid-19”.
Vilas-Boas ainda orientou: “Em relação à diarréia, toda água que for ingerida nessas áreas deve ser previamente bem fervida. Os gestores municipais também podem distribuir pastilhas de cloro para esterilizar a água que está sendo servida”.
No Sul, o médico reuniu-se com prefeitos, vereadores e lideranças que estão assistindo os desabrigados. Vilas-Boas é produtor de cacau em Uruçuca e frequenta a região há quase 40 anos. Além disso, pode auxiliar com a experiência que teve à frente da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
“Em relação à leptospirose, quem tiver qualquer sintoma de febre, dor nas pernas ou amarelecimento da pele deve procurar com urgência os serviços de saúde”, disse Vilas-Boas.