Brasil divulga destinos e realiza capacitação no estande da Fitur

Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou do evento de forma virtual

O estande do Brasil na Fitur, em Madrid, realizou nesta quinta-feira (20.01) uma capacitação para detalhar destinos turísticos do país, com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, de forma virtual. O dia na feira também foi marcado por várias reuniões do presidente da Embratur, Carlos Brito, e da comitiva do MTur, que conta com a presença do chefe da Assessoria Especial, Rafael Luisi, e do chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais, Jorge Kadri.

Durante o evento de capacitação, promovido pela Embratur, vários representantes de regiões turísticas do Brasil mostraram seus atrativos e convidaram os presentes na Fitur a visitarem o país. Por vídeo, o ministro Gilson Machado Neto fez uma saudação aos participantes e ressaltou as qualidades nacionais. “Somos um caleidoscópio de opções para quem procura viagens e experiências no turismo.  Natureza, sol e praia, gastronomia, cultura, ecoturismo, enoturismo, turismo náutico, tudo o que o turista procurar ele vai encontrar. ‘You want it, you got it!’”, afirmou o ministro.

O presidente da Embratur, Carlos Brito, agradeceu a presença de todos no estande. “Que todos possam conhecer e desfrutar dos destinos incríveis que temos no Brasil”, disse. Na parte da manhã, a comitiva do Brasil teve encontros com entidades que tratam de inovação no turismo e que foram representadas pela Turespaña (Escritório de Turismo da Espanha) e a Segittur, empresa estatal dedicada à promoção da inovação e das novas tecnologias no turismo, bem como ao apoio a iniciativas empresariais ligadas ao setor.

PARCERIAS – Na parte da tarde, representantes da Embratur e do MTur tiveram encontros para alinhar parcerias, estreitar laços com outras nações e tratar da promoção do país. O empresário e ex-jogador de futebol Carlos Pérez, por exemplo, debateu a possibilidade de divulgar o Brasil por meio do esporte.

Em seguida, o presidente da Embratur e os representantes do Ministério do Turismo abordaram a divulgação mútua de destinos com o prefeito de Palencia (Espanha), Mario Simon Martin. Depois, se encontraram com Daniel Porlán e Mari Lozano, representantes do setor de patrocínios globais do Real Madrid. Houve uma proposta de parceria para a divulgação do destino Brasil pelo clube espanhol, que possui 97% de seus torcedores fora da Espanha.

Brito também se reuniu com Sérgio Litaiff Filho, presidente da Amazonastur, para discutir a promoção do estado e a importância de obras do MTur na região. Logo após, a comitiva brasileira recebeu Jordi Solé, representante do IFEMA (Instituição de Feiras de Madri) no Brasil; Jens Thraenhart, presidente da Barbados Turismo Marteking; Márcio Favilla, consultor de turismo, e Caetano Pestana, diretor de Relações Exteriores da Euro Atlantic Airways.

No final da tarde, a comitiva da Embratur e do MTur visitaram os estandes da Bahia, Ceará e São Paulo na Fitur. O presidente Carlos Brito concedeu, ainda, entrevista para a revista espanhola Inforturs e reforçou as potencialidades do turismo brasileiro.

Fonte:MTur / Foto:Victor Seco/Embratur