Prefeito de Salvador fez a leitura da Mensagem do Executivo Municipal
Na abertura do 2º Período Legislativo da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta quarta-feira (2) o prefeito de Salvador, Bruno Reis, iniciou seu discurso ressaltando o trabalho da Casa durante a pandemia de Covid-19.
“Juntos, estamos enfrentando e superando os grandes desafios. Tenho a certeza de que estamos fazendo nossa cidade dar a volta por cima nesta pandemia. E, se estamos tendo sucesso na nossa empreitada, é porque temos trabalhado em harmonia com esta Casa Legislativa”, destacou.
O prefeito também destacou a parceria com o Governo do Estado da Bahia no combate à Covid-19, independentemente de ideologias partidárias. “Nos últimos anos, a Prefeitura de Salvador tem sido um exemplo para todo o Brasil de que sempre será possível estabelecer o consenso e a harmonia, mesmo entre adversários políticos. Adversário não significa inimigo. Isso ficou claro quando buscamos o governo estadual para atuarmos juntos no combate à pandemia do Coronavírus”, disse.
Bruno Reis citou ações do Executivo Municipal de infraestrutura hospitalar. “Em março, chegamos a alcançar o número recorde de 615 leitos clínicos e de UTIs disponibilizados à população; cinco hospitais exclusivos para tratamento da Covid; seis gripários e seis tendas de suporte”, afirmou, pontuando outras iniciativas no combate à pandemia da Covid-19: “Aumentamos a testagem rápida da população, cobrindo mais de 30 bairros, e dezenas de unidades de saúde ofertaram teste rápido de Covid para pessoas com sintomas”.
Investimentos em educação também fizeram parte da mensagem do prefeito Bruno Reis. “Nunca, em um primeiro ano de gestão nesta cidade, se investiu tanto na expansão da rede física escolar. Nesse momento, chegamos ao número recorde de R$ 300 milhões em investimentos: já entregamos seis novas escolas, 17 estão em construção, inclusive uma só para atender as crianças com autismo, outras 128 estão sendo reformadas, e, ainda, estamos licitando a construção de mais 6 e a ampliação de 29”, pontuou.
Bruno também disse que a Prefeitura alcançou a marca de 177 mil matrículas na educação da rede municipal, 16,6 mil a mais do que em 2020. Esse ano será ainda maior. Mas mesmo assim nossa rede está preparada para o ano letivo que se iniciará amanhã.
Cidade inteligente
No seu discurso, o prefeito ressaltou ainda o compromisso de avançar em um novo modelo de desenvolvimento, com projetos que vão diversificar a matriz produtiva de Salvador. “Assim elevaremos a produtividade do trabalho e vamos gerar mais empregos e renda para a população. É necessário fortalecer atividades com maior potencial econômico, especialmente as que envolvem tecnologia e inovação e aquelas diretamente ligadas às vocações econômicas da capital”, disse Bruno Reis.
O prefeito anunciou que o Executivo Municipal está finalizando um projeto de lei que institui o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI). “Com planejamento de médio e longo prazos, irá nortear as nossas ações para fazer de Salvador uma cidade mais inteligente”, disse.