Foi realizado na quinta-feira (10), no distrito de Caboto, em Candeias, o Fórum de Turismo Náutico e Cultural- Plano de Gestão Municipal. Promovido pela Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos (CTBTS), o evento contou com a participação de representantes do Governo do Estado, da União dos Municípios da Bahia (UPB) e de 18 prefeituras da região.
Eles discutiram estratégias de gestão no setor, para o planejamento de ações que impulsionem as atividades turísticas no entorno da BTS. A proposta é um trabalho conjunto entre os agentes envolvidos, para fortalecer a atração de novos negócios e de um número maior de visitantes.
“Vamos nos unir à Câmara Setorial de Turismo da UPB, para trabalharmos juntos. O planejamento é o que nos vai dar o norte. O plano de gestão tem que ter a cara do município”, declarou o presidente da CTBTS, Carlos Silveira. “Cada cidade tem suas características próprias. Vamos apoiar as prefeituras que necessitem de ajuda na elaboração do plano, fundamental para o incremento do turismo”, completou o assessor especial da UPB, Jorge Castelucci.
O superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, João Henrique Paolillo, destacou ações do Governo do Estado que já estão beneficiando municípios da região. “Recentemente, entregamos o plano de gestão ambiental a 11 prefeituras do entorno da Baía de Todos-os-Santos, e temos um pacote de intervenções que estão transformando a região, com equipamentos náuticos de padrão internacional, a restauração do Museu Wanderley Pinho e iniciativas nas áreas social e de preservação do meio ambiente”.