Os patrimônios mundiais do Brasil estão divididos em culturais e naturais
O Brasil possui uma imensa diversidade cultural, rica gastronomia e uma variedade enorme de destinos. E o país não é reconhecido internacionalmente apenas pelo bom futebol e pelas praias paradisíacas, atualmente é possível encontrar, em 17 estados diferentes, cerca de 23 Patrimônios Mundiais listados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A organização identifica e cataloga os atrativos com o objetivo de preservá-los para as próximas gerações. Eles são divididos em Patrimônio da Humanidade Cultural, Natural e Misto e o Brasil possui lugares relacionados às três categorias.
Os patrimônios vão desde cidades, centros históricos, ilhas, complexos de conservação, parques nacionais a pontos turísticos. “Quem viaja pelo Brasil sabe que cada lugar é uma descoberta e uma experiência diferente e muitos não sabem que podem estar visitando ou até mesmo morando em um local reconhecido e preservado pela Unesco”, comenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
Entre os culturais estão, por exemplo, Brasília (DF); Cidade Histórica de Ouro Preto (MG); Centro Histórico de Olinda (PE); Ruínas de São Miguel das Missões (RS); Centro Histórico de São Luís (MA); Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE); Cais do Valongo, Rio de Janeiro (RJ); Conjunto Moderno da Pampulha (MG); entrou outros. Já entre os naturais estão o Parque Nacional do Iguaçu (PR); Costa do Descobrimento, reservas da Mata Atlântica (BA e ES); Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM); Ilhas Atlânticas, Fernando de Noronha (PE) e Atol das Rocas (RN); e outros. Já o patrimônio misto, que possui características singulares das duas categorias anteriores, são as cidades de Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro.
Foto:Parque do Iguaçú / Divulgação / TV Brasil
Os destinos são voltados para todos os tipos de turista, desde os mais aventureiros até para famílias inteiras que querem conhecer mais da história do país. “Os viajantes têm optado por visitar cada vez mais o Brasil por conta das nossas riquezas, peculiaridades e originalidade”, aponta Carlo Eduardo. “E eles buscam por roteiros personalizados para vivenciar e absorver a cultura de cada região”.
Fonte:BN / Fotos;Reprodução