A inauguração da Praça Mico Preto, ocorrida na última sexta-feira (25), no Vale das Pedrinhas ganhou ares de disputa política. As eleições municipais que ocorrerão ainda em 2020, deram o tom do evento. De um lado os eleitores do vereador licenciado e secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (DEM) e do outro os apoiadores do também edil, Alexandre Aleluia (DEM). Faixas estampando fotos de ambos ocupavam lugar de destaque nas faixadas dos imóveis situados nas redondezas do espaço. O prefeito ACM Neto (DEM) e o vice, Bruno Reis, apontado como preferido de Neto para sua sucessão, ocuparam posição de meros figurantes.
Tinoco ressalta que a obra é indicação sua (ver documento abaixo), quando ainda como vereador fez a solicitação junto à prefeitura, em meados de 2016. “A indicação é um instrumento político que o vereador pode fazer. Eu sou autor desse pedido, que foi aprovado com unanimidade dentro da Câmara. Essa indicação é exatamente para que você possa apontar para o poder executivo aquilo que é preciso ser feito e que não pode fazer via emenda parlamentar. O eleitor não cai mais nessa. No dia que eu perceber que o eleitor do Nordeste já não encontra mais em Claudio Tinoco a referência de um trabalho e de soluções para o bairro, eu mesmo terei essa consciência. Eu jamais irei trabalhar de uma forma indevida projetando aquilo que não representa o meu esforço, o meu trabalho e a minha responsabilidade”, destacou o secretário.
Questionado sobre o clima de disputa com o correligionário, Alexandre Aleluia, Claudio Tinoco rebate: “Faz parte… O que importa é o que está na consciência de cada cidadão, eleitor meu ou não. Há muitos anos eu ando no Vale das Pedrinhas trazido por um tio. Depois voltei para cá como agente politico e candidato a vereador em 2008. Uma coisa que me chamou à atenção eram as pontes de madeira que eram muito precárias. Saí daqui, reuni amigos, consegui materiais e construímos a primeira ponte de alvenaria aqui no Vale. Graças ao nosso trabalho e sensibilidade. Tenho muito trabalho realizado aqui dentro. Essa história as pessoas reconhecem.
Parte envolvida na história, o vereador Aleluia destacou a obra de urbanização e construção do novo espaço no Vale das Pedrinhas como “uma das maiores obras feitas pelo prefeito ACM Neto”.
“Um espaço de convivência. Não é só praça. É um espaço de amor ao próximo onde a gente pode ver esse sentimento de comunidade…Para mim essa nova Praça Mico Preto revoluciona o Complexo Nordeste de Amaralina”, justificou. Questionado pelo Bahia Sem Fronteiras (BSF) sobre de que forma essa disputa entre ele e Tinoco pode contribuir para a comunidade, Aleluia foi taxativo: “Eu não disputo nada. Eu só abraço e tenho o carinho das pessoas”.
Perguntado sobre o assunto, o prefeito e presidente nacional dos Democratas (DEM), ACM Neto, descartou o clima de rivalidade: “Não tem disputa. A área aqui é muito grande. Tem espaço para todo mundo. Os dois falaram no discurso, todas as lideranças foram prestigiadas e não tem nenhum estresse, não. Está tudo certo”.