NOTA DE SOLIDARIEDADE
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) manifesta pesar e solidariedade às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram ontem (15/02) na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A Polícia Civil já confirmou 41 mortos e a Prefeitura decretou estado de calamidade pública.
Atravessamos um período de incertezas climáticas que colocam em permanente desafio os avanços alcançados pelas Defesas Civis no campo preventivo e de antecipação a ocorrências graves provocadas pelas chuvas, de modo a salvar vidas.
A força da natureza tem se pronunciado em ocorrências extremas cada vez mais frequentes e atípicas, a exemplo das intensas chuvas registradas em dezembro passado em Salvador e no interior baiano.
Enquanto gestão pública, estamos conscientes das atuais urgências que passam pela necessidade de observar os sinais da natureza, adotando ações antecipativas, fazendo a nossa parte para minimizar os danos.
Os colaboradores da Codesal manifestam o sentimento de tristeza a essa tragédia e se colocam à disposição do poder público para contribuir nas ações emergenciais de mitigação do sofrimento das pessoas que vivem na região.
Nossa solidariedade aos familiares das vítimas e às equipes das Defesas Civis nacional, estadual e municipal, às forças de salvamento e voluntários.
Sosthenes Macêdo
Diretor geral da Defesa Civil de Salvador/Codesal