FGM promove oficina sobre Prêmio Samba Junino no próximo dia 27

Logo após o lançamento do Prêmio Samba Junino Ano IV, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove, nesta quinta-feira (24), às 16h, a Oficina de Orientação para Proponentes. A ação visa apresentar e responder as questões do público interessado em participar da seleção. A transmissão virtual acontece através do canal da FGM, no YouTube.

Nesta edição, a chamada pública aumentou o valor total de financiamento, bem como o número de projetos contemplados. Por isso, a oficina busca qualificar e melhor direcionar os proponentes sobre as regras de submissão. As propostas devem ter como objetivo o fortalecimento, a divulgação, a manutenção e a dinamização do samba junino em Salvador.

Com as inscrições abertas até 21 de março, o Prêmio Samba Junino Ano IV busca valorizar essa manifestação da cultura popular brasileira, que acontece no mês de junho e possui relações com o candomblé e as festas de caboclo. Dada a sua importância, em 2018, o movimento foi considerado Patrimônio Cultural de Salvador.

Cidade da Música – Desde 2016, Salvador conquistou o título oficial de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A capital baiana foi a primeira cidade brasileira a se enquadrar na categoria e, de lá pra cá, vem criando cada vez mais ações e projetos, que atinjam essa que é uma das maiores características culturais da cidade.

O programa da Unesco busca estimular ações dos governos locais, para colocar a cultura como estratégia de desenvolvimento local não apenas no desenvolvimento econômico, mas que tenha efeitos práticos para a sociedade. É um conjunto com sete categorias e o programa parte do compromisso do governo local, de apresentar um programa de trabalho, que demonstre sua capacidade de executá-lo, em benefício da sociedade.

Foto:Reprodução/A Tarde